Estudo comparativo entre dois algoritmos de identificaÃÃo de estrelas para um sensor de estrelas autÃnomo de campo largo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Neste trabalho à feito um estudo comparativo entre dois algoritmos de identificaÃÃo de estrelas desenvolvidos para um sensor de estrelas autÃnomo de campo largo em projeto no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A comparaÃÃo à realizada com base nas especificaÃÃes tÃcnicas deste sensor de estrelas, cujas principais caracterÃsticas sÃo: campo de visada quadrado de 25,5 x 25,5 , matriz fotodetectora de 1024 1024 pixels de tecnologia CMOS-APS e precisÃo na determinaÃÃo de atitude de segundos de arco. Esta comparaÃÃo teve como objetivo validar, em parte, a arquitetura de hardware escolhida para o sensor de estrelas, assim como verificar os pontos fortes e fraquezas de cada um dos algoritmos de identificaÃÃo de estrelas testados, possibilitando melhorias futuras. Foram realizadas vÃrias simulaÃÃes por computador com os algoritmos sob teste, tanto atravÃs de um computador pessoal compatÃvel com IBM-PC, como atravÃs de um simulador capaz de executar cÃdigo compilado para o processador escolhido para o sensor estelar. Foram avaliados itens como taxa de sucesso, taxa de identificaÃÃes errÃneas, tempo de execuÃÃo e quantidade de memÃria utilizada. Foi tambÃm realizado um estudo preliminar sobre a influÃncia da Ãrea do campo de visada no desempenho dos algoritmos testados, atravÃs do uso de um campo de visada reduzido de 20 x 20 .

ASSUNTO(S)

coordenadas astronÃmicas dispositivos optoeletrÃnicos algoritmos simulaÃÃo computadorizada sistemas de computadores embarcados coordenadas esfÃricas arquitetura (computadores) controle de atitude rastreadores de estrelas

Documentos Relacionados