Estresse oxidativo: estudo comparativo de granulócitos humanos de doadores com doença de Alzheimer e durante o processo de envelhecimento, estimulados ou não com adrenalina

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/03/2011

RESUMO

A literatura relata uma íntima relação entre o envelhecimento, estresse oxidativo e declínio do sistema imunológico no desenvolvimento da doença de Alzheimer (DA). Alguns hormônios, entre eles a adrenalina, atuam como moduladores nessa inter-relação e um possível desequilíbrio nos mecanismos de ação hormonal pode ser um fator predisponente para a evolução dessa doença. Nesse contexto, esta dissertação teve como objetivo, avaliar o efeito da adrenalina no controle ou exacerbação do estresse oxidativo em pacientes com DA ou não, durante o processo de envelhecimento. Utilizamos para o nosso estudo granulócitos humanos de dois grupos: sem DA (1) foram divididos em três faixas etárias de 20-39,40-59,60-80 anos, e com DA (2) com 60-80anos. Foram avaliados 3 protocolos: ensaios de MTT (avalia o efeito redutor celular), produção de NO (avalia a capacidade oxidativa celular) e fagocitose utilizando zimozan opsonizado com C3b (ZC3b), por microscopia óptica. Os três protocolos foram avaliados na ausência e presença de adrenalina, estimulando ou não a fagocitose por ZC3b. Para a escolha das concentrações de adrenalina avaliamos seis concentrações, onde selecionamospara cada protocolo,aquelas que apresentaram viabilidade celular maior que 95%, e potencialização do efeito emrelação ao controle. De acordo com os resultados apresentados, foi concluído que, durante o processo de envelhecimento, ocorreu uma diminuição da fagocitose, capacidade antioxidante e imunoprotetora. Na comparação da DA em relação a doadores da mesma faixa etária, apresentaram um maior efeito redutor celular e diminuição da produção de NO e uma fagocitose semelhante. O desafio com adrenalina demonstrou que apresenta influência no circuito neuroimunoendócrino durante o envelhecimento e que pode ser um fator preponderante para o aparecimento de patologias como DA.

ASSUNTO(S)

neurociências teses. estresse oxidativo teses. envelhecimento teses. alzheimer, doença de teses. fagocitose teses. adrenalina analise teses. neurologia teses.

Documentos Relacionados