Estratégias conversacionais na interação de Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos
AUTOR(ES)
Eliana Maria de Jesus
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
A partir do tema Estratégias conversacionais na interação de Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos, esta pesquisa coloca em pauta questões relativas às interações verbais, particularmente, as que se referem às estratégias conversacionais, especificamente, a preservação da face, frame e footing, na tentativa de aproximação dos diálogos de um texto literário aos modelos ideais de estratégias conversacionais próprios da interação face a face. Escolhemos para a realização dos nossos estudos um corpus literário, especificamente um texto teatral, por acreditarmos que os diálogos analisados retratam a espontaneidade da linguagem. Consideramos nos exemplos selecionados para a análise, não apenas os aspectos relacionados à identidade social das personagens, mas também as características da situação de comunicação em que os diálogos ocorrem Nesta pesquisa, apoiamo-nos teoricamente, na Análise da Conversação na perspectiva sociointeracionista. Buscamos observar os mecanismos empregados para se formular/reformular as estratégias adotadas durante o desenvolvimento da interação conversacional. Constatamos, tal como defendem Tannen, Lakoff e Preti, que o diálogo de ficção apresenta, de fato, um material fértil para os estudos lingüísticos voltados à língua oral
ASSUNTO(S)
analise da conversacao analysis of conversation lingua portuguesa estratégias conversacionais marcos, plinio -- 1935-1999 -- dois perdidos numa noite suja -- critica e interpretacao interaction interação análise da conversação conversational strategies
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5744Documentos Relacionados
- As estratégias conversacionais no diálogo construído de Plínio Marcos, Dois perdidos numa noite suja
- A personagem teatral e o pícaro espanhol em Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos
- A interação e as estratégias conversacionais na peça Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri
- The discursive path of violence in Paper Men, by Plínio Marcos
- Dois ecos longínquos de tambores na noite