Estimativa da idade gestacional por biometria fetal através de exames ultrassonográficos em cadelas (Canis familiaris, Linnaeus, 1758) das raças bulldog francês, pug e shih-tzu.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2012

RESUMO

Pelas características de desenvolvimento e tamanho fetal a ultrassonografia é substancialmente útil para poder estimar data do parto nas cadelas com cópulas múltiplas ou com data de cobertura incerta. No entanto, a diversidade de tamanho das raças caninas pode interferir nos cálculos da idade gestacional a partir de medidas fetais, sendo necessário estabelecer padrões de medidas e cálculos para animais de um mesmo porte e característica racial semelhantes. O objetivo deste estudo foi o de utilizar a ultrassonografia para saber quais parâmetros podem ser utilizados para estimar a data do parto nas cadelas braquicefálicas das raças Bulldog Francês, Pug e Shih-Tzu. Foram examinadas 15 cadelas, divididas em três grupos contendo cinco fêmeas em cada grupo e cobertas por cães do mesmo padrão racial respectivamente. Foi utilizado um aparelho de ultrassonografia (GE, modelo LOGIQ E) com transdutor linear de frequência entre 5,0 e 11,0MHz a cada sete dias a partir da confirmação da gestação até o parto. Foram mensurados os seguintes parâmetros embrionários/fetais: vesícula embrionária, espessura da placenta, diâmetro biparietal, diâmetro torácico, diâmetro abdominal, comprimento do úmero, comprimento do fêmur e frequência cardíaca. Foram estudadas as análises de variância e as correlações simples entre idade e as diversas medidas, e significância dos coeficientes de regressão linear e coeficientes de determinação (R2), com o nível de significância de p<0,05. As medidas estudadas não foram significativamente diferentes entre as raças em qualquer dos exames. Todas as medidas dos parâmetros selecionados, exceto frequência cardíaca, apresentaram significativa (p<0,001) correlação com a idade gestacional, sendo o de maior coeficiente de determinação o diâmetro biparietal (R2= 0,96) e o de menor a espessura da placenta (R2= 0,54). Conclui-se que as medidas estudadas podem ser utilizadas para estimar a data do parto a partir de equações comuns para as cadelas braquicefálicas das raças utilizadas neste estudo.

ASSUNTO(S)

biometria braquicefálica cadela gestação ultrassonografia medicina veterinaria biometry brachycephalic bitch gestation ultrasound

Documentos Relacionados