Estabelecimento de um modelo de gestação complicada por diabetes tipo 1 em camundongos: avaliação do seu impacto sobre o ambiente uterino no início da gestação. / Establishment of a mouse model of pregnancy complicated by type 1 diabetes: evaluation of its impact on the uterine environment at early pregnancy .

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/07/2011

RESUMO

Por meio desse estudo foi estabelecido um novo modelo de gestação complicada por diabetes tipo 1 em camundongos. O diabetes foi induzido em fêmeas de camundongos Swiss por aloxana e os animais foram acasalados após diferentes períodos de tempo. As fêmeas diabéticas apresentaram hiperglicemia, hipoinsulinemia, glicosúria, polifagia, polidipsia, e diminuição de peso corporal. A histoquímica do Picrosirius demonstrou o aumento dos colágenos fibrilares na decídua do grupo diabético. Análises imunohistoquímicas mostraram aumento dos colágenos I e V e diminuição do colágeno III e dos proteoglicanos biglicam e lumicam. Entretanto, a análise por PCR em tempo real indicou apenas o aumento do mRNA do colágeno I. A microscopia eletrônica revelou alterações na fibrilogênese do colágeno. O miométrio apresentou alterações na organização, citoarquitetura e sistema contráctil das camadas musculares, associadas à diminuição da proliferação celular. Esses resultados contribuem para explicar as alterações no desenvolvimento embrionário e a maior incidência de partos prematuros nas gestações diabéticas.

ASSUNTO(S)

diabetes in pregnancy diabetes mellitus diabetes mellitus extracellular matrix gravidez no diabetes histopatologia animal immunohistochemistry imunohistoquímica matriz extracelular Útero uterus animal histopathology

Documentos Relacionados