Eros e babel na obra intermidiática de Arlindo Daibert: Processos de leituras intertextuais

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Este estudo aborda as relações intertextuais na obra tridimensional do artista plástico Arlindo Daibert através de um recorte em sua produção, o qual se fez pelo crivo da intermidialidade, ressaltando de modo especial as artes plásticas e a literatura. O enfoque dado ratifica e explora a existência de duas recorrências substanciais no texto daibertiano: o erotismo e o conceito de Babel. Compõem o quadro teórico as investigações a respeito da Intertextualidade a partir de Mikhail Bakhtine e Julia Kristeva, revisitados por Leyla Perrone- Moisés, além da contribuição de Antoine Compagnon, no estudo da citação. A abordagem da produção do artista foi favorecida pela associação da crítica textual que possibilita uma análise a partir do ponto de vista da recepção da obra, o que demandou a construção de um processo de leitura pessoal e da crítica genética respaldada na produção, investigando grifos, rascunhos e anotações do artista. Para o estudo dos diálogos intertextuais, encontrados nos trabalhos orientados pelo caráter erótico, foram selecionados: Catulli Carmina (1991), Cântico dos Cânticos (década de 1980) e Alice (cerca de 1989). Já o conceito de Babel pôde ser observado em Moradas (1992), Pequeno Livro (1987) e Babel (cerca de 1989). Todos os trabalhos selecionados estão integrados à Coleção Família Alciones Amaral, em Juiz de Fora, o que facilitou a investigação diretamente aos objetos originais.

ASSUNTO(S)

arte teses arte e literatura teses. daibert, arlindo, 1952-1993 crítica e interpretação teses. teses eba.

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