Ensino e aprendizagem e conteúdos de geometria espacial em um ambiente dinâmico e interativo / Teaching and learning contents of spatial geometry in a dynamic and interactive environment

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/09/2011

RESUMO

Esta pesquisa consistiu em compreender que ações podem ser mobilizadas pelo professor e pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental ao trabalharem com a resolução de problemas de geometria espacial num ambiente dinâmico e interativo. Utilizamos o software Cabri 3D e a lousa digital como ferramentas na resolução dos problemas apresentados, e optamos por trabalhar o tema prismas por conhecermos a problemática no seu ensino. A pesquisa teve como principal fonte teórica a heurística apresentada por Polya (2006) aplicada na resolução de problemas, e em Vygotsky e seus colaboradores, buscamos referências para discutirmos os processos de mediação ocorridos durante a resolução de problemas. Partindo da premissa que nas interações sociais os sujeitos constroem seus saberes, buscamos compreender o conceito de interatividade e interação tanto no ambiente informatizado como o ambiente social. A coleta dos dados ocorreu em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Estado de Minas Gerais, na cidade de Patos de Minas, localizada no Alto Paranaíba. Como amostra, trabalhamos com dois segmentos, o primeiro formado por seis alunos que foram obtidos através de uma amostra aleatória, constituindo três do sexo masculino e três do sexo feminino e o segundo constituído pelo professor. Considerando as características da pesquisa, optamos pela abordagem qualitativa. Como técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizamos filmagens, aplicação de questionário, diário de campo, entrevista coletiva semiestruturada e observação participante. Com as diferentes formas de mediação, construímos as categorias de análise que denominamos mediação tecnológica e mediação pedagógica. A pesquisa nos mostrou a maneira que os sujeitos interagem com o software para resolver um problema, e que a integração de diferentes mídias através da lousa digital constitui um campo ainda a ser mais bem explorado, abordando principalmente os saberes docentes necessários ao professor para utilizar essa nova tecnologia.

ASSUNTO(S)

resolução de problemas cabri 3d lousa digital formação docente ensino e aprendizagem na sala de aula resolution of problems cabri 3d digital slate teacher training

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