Ensaio clÃnico sobre a efetividade da metformina em baixas doses na sÃndrome dos ovÃrios policÃsticos / Clinical trial on the effectiveness of low dose metformin in polycystic ovary syndrome.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/02/2007

RESUMO

Objetivo: A resistÃncia insulÃnica com hiperinsulinemia compensatÃria exerce importante papel fisiopatolÃgico na SÃndrome dos OvÃrios MicropolicÃsticos (SOMP). Neste sentido o uso de substÃncias sensibilizantes à insulina, dentre as quais a melhor estudada à a metformina, tem sido proposto como terapia inicial na patologia. Nosso estudo se propÃe a avaliar a efetividade da metformina na dose de 1.000 mg ao dia por 90 dias, nos parÃmetros antropomÃtricos, metabÃlicos, da morfologia ultrassonogrÃfica ovariana, e dos efeitos colaterais, em pacientes portadoras de SOMP. Pacientes e MÃtodo: Ensaio clÃnico prospectivo, randomizado por tabela de nÃmeros aleatÃrios, duplo-cego e controlado por placebo, com 21 pacientes com SOMP, sendo 13 alocadas no grupo experimental (metformina), e oito alocadas no grupo controle (placebo). Foram analisados e comparados as mÃdias e desvio-padrÃes dos parÃmetros dentro de cada grupo, e entre os grupos, no recrutamento do estudo e apÃs 90 dias de tratamento. Resultados: As mÃdias das medidas basais das variÃveis estudadas foram semelhantes entre os grupos garantindo sua comparabilidade. As pacientes tratadas com metformina obtiveram reduÃÃo significativa de sua circunferÃncia da cintura e glicemia de jejum. Todos os outros parÃmetros analisados nÃo mostraram diferenÃa significativa entre os grupos. Efeitos colaterais foram relatados por 92,31% e 71,43% das pacientes dos grupos experimental e controle, respectivamente. Apenas trÃs (23,07%) pacientes do grupo experimental e nenhuma do grupo controle reportaram efeitos colaterais graves que requereram ajustes da medicaÃÃo. NÃo houve abandono da terapia ou perda de seguimento.ConclusÃo: o uso da metformina na dose de 1.000 mg por 90 dias reduziu significativamente a circunferÃncia da cintura e a glicemia de jejum em pacientes com SOMP, com boa tolerabilidade geral e mÃnima incidÃncia de efeitos colaterais relevantes. Talvez a melhora de parÃmetros mais diretamente relacionados à resistÃncia insulÃnica como a relaÃÃo cintura/quadril requeira doses mais altas e/ou maior tempo de administraÃÃo.

ASSUNTO(S)

saude materno-infantil sÃndrome dos ovÃrios micropolicÃsticos metformina resistÃncia insulÃnica antropometria. polycystic ovary syndrome metformin insulin resistance anthropometry.

Documentos Relacionados