Emissões otoacústicas e medidas de imitância acústica com sonda de 226 e 1000Hz em lactentes com refluxo gastroesofágico. / Otoacoustic emissions and acoustic imitance with 226 and 1000Hz probes in infants with gastroesophageal reflux.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Objetivo: verificar e comparar os resultados das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente e das medidas de imitância acústica em lactentes com e sem refluxo gastroesofágico e associar os resultados otoscópicos com os resultados timpanométricos nas sondas de 226 e 1000Hz. Método: realizou-se avaliação otorrinolaringológica, emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, imitanciometria com sonda de 226 e 1000Hz e reflexo acústico ipsilateral em 118 lactentes, sendo 63 com refluxo e 55 sem refluxo gastroesofágico, encaminhados pelo pediatra ou gastropediatra, com diagnóstico clínico. Foi utilizada a técnica de mascaramento (duplo cego), em que o avaliador não sabia os resultados das outras avaliações. Resultados: Houve maior ocorrência de falha nas EOAT no grupo com refluxo gastroesofágico bilateralmente. Também houve maior ocorrência de alteração timpanométrica no grupo com refluxo gastroesogágico com os dois tipos de sonda. Houve menor ocorrência de reflexo ipsilateral (sonda 226Hz) no grupo com refluxo. A timpanometria com sonda de 1000Hz teve maior correlação com os resultados das emissões otoacústicas e otoscopia. Conclusões: lactentes com refluxo gastroesofágico apresentaram maior ocorrência de alteração imitanciométrica nos dois tipos de sonda e falharam mais nas EOAT do que os lactentes sem refluxo. Houve ainda maior associação entre os resultados da otoscopia com a timpanometria na sonda de 1000Hz.

ASSUNTO(S)

refluxo gastroesofágico emissões otoacústicas espontâneas lactentes fonoaudiologia gastroesophageal reflux infants, spontaneous otoacoustic emissions

Documentos Relacionados