Elo dourado ou elo perdido? : práticas cotidianas, agência e memória em uma vila da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre (RS)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação é resultado de pesquisa etnográfica desenvolvida de setembro de 2007 a dezembro de 2008, junto aos moradores da vila Elo Dourado e outros atores, na antiga região rural chamada de Lomba do Pinheiro, na cidade de Porto Alegre, RS. As questões que orientaram a pesquisa são relativas às configurações de uma memória da cidade. Procurou-se dar conta dessas questões por meio da compreensão interpretativa das práticas cotidianas e das narrativas do grupo estudado. Esta compreensão foi construída na interlocução etnográfica, entendida como um "caminhar juntos" no esforço de imaginar o espaço urbano tal como vivido pelos sujeitos do estudo. O lugar da pesquisadora foi entendido também como o lugar do narrador, bosquejando mapas junto aos seus interlocutores e deslocando-se com eles através de fronteiras e paisagens imaginárias. Tanto as práticas observadas quanto as narrativas ouvidas foram consideradas constituintes e constitutivas de uma memória partilhada e de formas de agência que incluem maneiras de imaginar e de atuar.

ASSUNTO(S)

lomba do pinheiro (porto alegre, rs) antropologia social prácticas cotidianas agencia antropologia urbana imaginación etnografia paisaje memória coletiva narrativa urban anthropology memory cotidiano everyday practices narrative agency imagination landscape

Documentos Relacionados