Efeito da administração do fosfato de potássio na concentração sérica de cálcio em ratos (in vivo) / Effect of the Administration of the Potassium Phosphate in the Calcium Serum Concentration in Rats (in vivo)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O fosfato inorgânico está fortemente associado com a debilidade do mecanismo contrátil, devido à sua atratividade com os íons cálcio liberados pelo retículo sarcoplasmático e a formação do fosfato de cálcio. Os estudos experimentais relacionados ao efeito do fosfato inorgânico reagindo com os íons cálcio, geralmente são realizados in vitro, ou seja, com reações que poderiam omitir substâncias que interferem nas condições in vivo durante a contração muscular. Ainda é necessário observar se a alta concentração do fosfato inorgânico conduz a precipitação do fosfato de cálcio e se estas reações podem ser verificadas in vivo, assim como, apresentar uma metodologia que permita a sua reprodutibilidade para futuros projetos de pesquisa que possam associar se esta precipitação afeta, ou não, a contração muscular. Este trabalho tem como objetivo avaliar se o fosfato inorgânico, induzido através da injeção de fosfato de potássio em animais vivos, causa precipitação com o cálcio sérico, gerando o produto insolúvel denominado fosfato de cálcio e, qual quantidade ideal a ser injetada para que tal precipitação ocorra efetivamente. O protocolo utilizado nesse procedimento constou da utilização de injeção de fosfato de potássio, via intraperitoneal, em ratos Wistar separados aleatoriamente e distribuídos em sete grupos iguais de sete animais, onde o Grupo I foi denominado de controle e injetado 0,5 ml de soro fisiológico (NaCl 0,9%) e os Grupos II a VII com as seguintes doses, respectivamente: 0,5, 1,5, 2,5, 5,0, 7,5 g e 10,0 mg/kg. Após 10 minutos da injeção de fosfato de potássio, o sangue foi coletado da veia cava inferior e submetido a avaliação bioquímica da creatinina, uréia, cálcio e fosfato. Os resultados demonstraram que após à análise de regressão, nenhum dos modelos foi estatisticamente significativo (p 0,05) para representar alguma variação de uréia e da creatinina em função das variações das doses de fosfato inorgânico. Em relação ao fosfato inorgânico, o modelo sigmoidal de quatro parâmetros apresenta um excelente grau de ajuste aos dados e com diferença estatisticamente significante entre as doses de fosfato de potássio (p<0,0147). O cálcio sérico apresentou diferença estatisticamente significante (p<0,0069) entre o tratamento controle e o tratamento que corresponde à aplicação de 5,0 mg/kg de fosfato potássio. A partir desse valor há uma tendência à estabilização da resposta apresentada, onde não encontramos diferenças estatisticamente significante entre as doses de fosfato de potássio. Com estes resultados podemos concluir que o fosfato de potássio é uma substância capaz de causar precipitação de cálcio sérico sem qualquer lesão nos animais e que a quantidade ideal de fosfato de potássio a ser injetada para aumento da concentração de fosfato inorgânico e diminuição do cálcio sérico é de 5,0 mg/kg, sendo que doses superiores ou inferiores não apresentam efeitos na concentração de cálcio sérico devido a sua precipitação com o fosfato inorgânico.

ASSUNTO(S)

contração muscular fosfato inorgânico inorganic phosphate muscular contraction fosfato de cálcio engenharia eletrica ion calcium Íons cálcio engenharia biomédica calcium phosphate

Documentos Relacionados