Effect of short chain fatty acids on neutrophils function. / Efeito dos ácidos graxos de cadeia curta sobre neutrófilos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Neste estudo avaliamos o efeito dos AGCC (acetato, propionato e butirato) sobre o recrutamento de neutrófilos e parâmetros funcionais (espécies reativas de oxigênio [ERO], citocinas e óxido nítrico, fagocitose e destruição de C. albicans). Investigamos ainda a ativação do NFkB, efeito sobre histonas desacetilases (HDAC) e GPR43. Acetato e butirato alteraram a produção de ERO; o primeiro aumentou a produção de peróxido de hidrogênio, enquanto o butirato inibiu a produção estimulada por PMA. O butirato reduziu a fagocitose e killing de leveduras. Propionato e butirato reduziram a produção de TNF-α, CINC-2αb e óxido nítrico e aumentaram a síntese de IL-1β por neutrófilos estimulados com LPS. Esses efeitos decorreram de ação a nível transcricional e devem envolver inibição da atividade de HDAC e da ativação do NFkB. Os AGCC aumentaram a migração de neutrófilos in vitro e in vivo. Esses efeitos decorreram de aumento da produção de CINC-2αb pelo tecido e da ação direta dos AGCC via GPR43. Os AGCC apresentam ações pró- e antiinflamatórias dependendo do parâmetro analisado.

ASSUNTO(S)

inflamação inflammation neutrófilos neutrophils peroxidase peroxidase phagocytosis snort-chain fatty acids candida albicans candida albicans Ácidos graxos de cadeia longa citocinas cytokines fagocitose

Documentos Relacionados