Efeito comparativo dos ácidos eicosapentaenóico (EPA) e docosa-hexaenóico (DHA) sobre a função de neutrófilos. / Comparative effect of eicosapentaenoic (EPA) and docosa-hexaenoic (DHA) acids on neutrophil function.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/09/2011

RESUMO

Os efeitos de EPA e DHA sobre a função de neutrófilos foram comparados. Para isso, foram realizados experimentos em neutrófilos isolados de ratos. Foram analisadas células com a membrana plasmática íntegra e fragmentação de DNA com o intuito de determinar as concentrações não tóxicas de EPA e DHA. Aumento da produção de peróxido de hidrogênio ocorreu a partir de concentrações menores de DHA (50 mM comparado com 100 mM de EPA). Já para a produção de ânion superóxido, EPA estimulou em doses menores (12.5 mM e o DHA em 100 mM). Ambos AGs aumentaram a síntese e liberação das citocinas CINC-2 e TNF-α e não modificaram a produção de IL1-b e óxido nítrico após incubação das células por 18 horas. Somente DHA elevou a capacidade fagocitária e a atividade fungicida dos neutrófilos. EPA e DHA apresentaram efeitos distintos na produção de citocinas, fagocitose e atividade fungicida dos neutrófilos. Já na produção das EROS, EPA e DHA apresentaram efeitos similares, embora em concentrações diferentes.

ASSUNTO(S)

Ácidos eicosanóicos Ácidos graxos eicosanoic acids fagocitose fatty acids fungicidas fungicide leucócitos leukocytes neutrófilos neutrophils phagocytosis

Documentos Relacionados