Effect of particle size and time of storange in the chemical quality and the incidence of microorganisms od silage of the aerial part of cassava (Manihot esculenta Crantz, 1766) / Efeito do tamanho da partícula e do tempo de armazenamento na qualidade bromatológica e na incidência de microrganismos da silagem da parte aérea da mandioca (Manihot esculenta Crantz, 1766)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do tamanho de partículas e tempo de armazenamento sobre a qualidade bromatológica e a incidência de microrganismos na silagem da parte aérea de mandioca. Foram confeccionados mini-silos experimentais contendo a parte aérea de mandioca (hastes e folhas) que receberam tamanhos de partículas diferentes (sem corte; 1,5; 2,5 e 3,5 cm) as quais foram armazenadas por tempo de armazenamento de 3, 15, 30 e 45 dias. Inicialmente, analisou-se a composição bromatológica desse material, obtendo então os níveis de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), material mineral (MM), fibra de detergente neutro (FDN), fibra de detergente ácido (FDA), extrato etéreo (EE), lignina, pH e poder tampão (PT). O tratamento que não recebeu trituração (0,0 cm), apresentou os melhores níveis bromatológicos para a silagem da parte aérea da mandioca e o melhor tempo de armazenamento foi o de 30 dias. A última fase deste trabalho constou do isolamento, caracterização e quantificação de microrganismos incidentes na silagem da parte aérea da mandioca. Nessa etapa observou-se que os tratamentos com 15 dias de armazenamento obtiveram a maior ocorrência de microrganismos, sendo eles prováveis bactérias totais.

ASSUNTO(S)

plant coservation conservação vegetal vegetable waste - degradation cassava - silage forragem forrage agronomia mandioca silagem resíduos vegetais degradação

Documentos Relacionados