Efeito de diferentes métodos de secagem nos compostos bioactivos e propriedades antioxidantes de pétalas de Centáurea (Centaurea cyanus )

AUTOR(ES)
FONTE

Braz. J. Food Technol.

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/09/2018

RESUMO

Resumo No presente trabalho pretendeu-se avaliar o efeito da secagem por convecção com ar quente, secagem à sombra e liofilização sobre compostos bioactivos e actividade antioxidante de pétalas de centáurea, bem como em algumas propriedades físico-químicas. Todas as amostras desidratadas apresentaram uma aparência diferente das frescas, menor acidez titulável e menores teores de carotenóides e taninos hidrolisáveis. Por outro lado, as amostras secas apresentaram uma maior actividade antioxidante. Entre os métodos de secagem, a secagem à sombra apresentou os maiores valores de antocianinas monoméricas, flavonóides, taninos hidrolisáveis, capacidade redutora total e actividade antioxidante. Pelo contrário, as maiores perdas foram observadas com ar quente. Assim, a secagem à sombra é um processo bastante promissor que deve ser considerado como um método adequado para desidratar pétalas de centáurea.

ASSUNTO(S)

pétalas de centáurea secagem por convecção com ar quente secagem à sombra liofilização compostos bioactivos actividade antioxidante

Documentos Relacionados