Efeito da caquexia associada ao câncer em componentes da matriz extracelular do tecido adiposo. / Effects of cancer cachexia on the components of the adipose tissue extracellular matrix.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/11/2011

RESUMO

A profunda perda de tecido adiposo é considerada um marcador na caquexia associada ao câncer. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da caquexia associada ao câncer em componentes da matriz extracelular do tecido adiposo subcutâneo (TAS) de pacientes. Pacientes do Hospital Universitário (HU) foram divididos em dois grupos: portadores de tumor com caquexia (TC) e controles (C). Amostras de TAS foram analisadas quanto aos aspectos morfológicos, morfométricos, ultraestruturais, moleculares por RT-PCR em tempo real para os genes: COL1A1, COL3A1, COL6A1, FN1 e MMP2, e por imunohistoquímica para colágeno (III, VI), fibronectina e metaloproteinase 2 (MMP2). O presente estudo relata alterações das características morfológicas dos adipócitos, bem como na expressão gênica do COL6A1, FN1 e MMP2 no TC. A imunopositividade observada estava modificada para colágeno III, VI, fibronectina e na MMP2. Conclusão: A caquexia associada ao câncer afeta profundamente o tecido adiposo conduzindo à fibrose tecidual.

ASSUNTO(S)

adipose tissue células cultivadas de tumor cultured tumor cells extracellular matrix matriz extracelular metabolism metabolismo neoplasias neoplasms polymerase chain reaction reação em cadeia por polimerase tecido adiposo

Documentos Relacionados