Education looked for as a means to survival and social mobility: representations constructed by actors and institutions. / A educação como veículo de sobrevivência e busca de mobilidade social: representações de atores e instituições.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

RESUMO Este trabalho tem como proposta estudar as representações sociais sobre educação construídas por alunos, professores e instituições, procurando apreendê-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relação às políticas de formação de professores, e em particular, em relação ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagações: como atores e instituições incorporam as políticas oficiais para a educação? Que significados são construídos pelos docentes-alunos a partir da sua experiência nesse Curso?. Foram usadas como referência empírica as representações sociais construídas por atores e instituições. Para concretizar tal objetivo utilizou-se como categoria de análise o conceito de Representações Sociais, a noção de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensão do ato de educar e das práticas pedagógicas comportam uma dimensão técnico-pedagógica com enfoque no ensino-aprendizagem, uma dimensão política que orienta para a transformação social constituindo-se em utopia, e uma dimensão pragmática pela qual a educação é buscada como veículo de sobrevivência e de mobilidade social.

ASSUNTO(S)

representações sociais mobilidade social ensino superior e estado - crato(ce) professores de ensino fundamental - crato(ce) - atitudes professores de ensino fundamental - crato(ce) - formação professores de ensino fundamental - crato(ce) - condições sociais sociologia da educacao ensino superior de curta duração - crato(ce) education educação social representations social mobility

Documentos Relacionados