Do arruado à cidade : o percurso urbano em Tocaia Grande
AUTOR(ES)
Isabella Dantas de Oliveira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Este trabalho à uma anÃlise das representaÃÃes de lugar e cidade, no romance Tocaia Grande: a face obscura, de Jorge Amado, verificando a construÃÃo de seu universo urbano na escrita ficcional. Pelo movimento interno das obras grapiÃnas e pelo percurso urbano realizado pelas personagens, verificar-se-Ão a experiÃncia e a memÃria como matÃria de criaÃÃo do romance. Em Tocaia Grande podem-se buscar indicaÃÃes discursivas e imagens que falam de uma cidade em construÃÃo. Nessa direÃÃo, à possÃvel afirmar que sobre tal cidade, ou em tal cidade, se exercita o olhar literÃrio que sonha e reconstrÃi a materialidade da pedra sob a forma de um texto. O escritor, como espectador privilegiado do social, exerce a sua sensibilidade para criar uma cidade na ficÃÃo, traduzida em palavras e figuraÃÃes imagÃticas do espaÃo urbano e seus atores. Conceitos de representaÃÃes de lugar e cidade serÃo reexaminados, mais especialmente as representaÃÃes literÃrias construÃdas sobre o espaÃo citadino. Tal procedimento implica em pensar a literatura como uma leitura especÃfica do urbano, capaz de conferir sentidos e de resgatar sensibilidades aos cenÃrios, Ãs suas ruas e formas arquitetÃnicas, Ãs suas personagens e Ãs sociabilidades que nesse espaÃo tÃm lugar. E isso justifica que se trabalhe com a cidade-escrita construÃda atravÃs de trilhas discursivas nas obras de Jorge Amado. Na anÃlise, verificam-se os elementos formadores do processo de urbanizaÃÃo como mostrados pela Ãtica literÃria, a partir do cenÃrio cultural baiano/grapiÃna apresentado no romance em estudo, alÃm de analisar o percurso dos elementos da urbanizaÃÃo, observando-os como elementos integrantes do tecido cultural dentro da cidade, e examinar a aÃÃo das personagens no processo de construÃÃo do espaÃo urbano, os sentidos restabelecidos, o enredo e o espaÃo. Objetivamos tambÃm, no terceiro e Ãltimo capÃtulo, a partir de um estudo comparado, embora num corpus restrito, uma possÃvel interlocuÃÃo entre Euclides da Cunha e Jorge Amado, pontuando e evidenciando intersecÃÃes, metÃforas e representaÃÃes, especialmente sobre as imagens de inferno e paraÃso, nas cidades de Canudos e Tocaia Grande, que sÃo recorrentes e convergentes nas obras desses autores: Os SertÃes (1902) e Tocaia Grande: a face obscura (1984).
ASSUNTO(S)
amado, jorge â crÃtica e interpretaÃÃo literatura brasileira tocaia grande percurso urbano jorge amado literatura brasileira
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