Diversidade e análise quantitativa de microrganismos do dominio Archaea em amostras de biofilme subgengival de individuos com periodontite agressiva e saúde periodontal. / Diversity and quantitative analysis of micoorganisms of Archaea domain in biofilm subgingival samples from aggressive periodontitis and periodontally healty subjects.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Archaea ainda não foi reconhecido como patógeno de doença humana. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência, diversidade, níveis e proporções de Archaea no biofilme subgengival de indivíduos com periodontite agressiva (PA) e saúde periodontal (SP). Sessenta indivíduos foram selecionados para este estudo (n=30/grupo). A análise de diversidade foi realizada em 10 indivíduos/grupo. Quatro sítios/indivíduo do grupo PA e 2 sítios/indivíduo do grupo SP foram analisados por qPCR. A freqüência de Archaea foi de 60% dos indivíduos/ 15,2% dos sítios em PA e de 63,3% dos indivíduos/ 15,6% dos sítios em SP (p>0,05). Um a três filotipos foi identificado por amostra. O número de cópias e a proporção de Archaea e Bacteria foram menores no grupo SP do que no grupo PA (p<0,05). Archaea são encontrados no biofilme subgengival de indivíduos com PA e SP. Methanobrevibacter oralis é o filotipo mais prevalente, podendo ser considerado residente da cavidade bucal. A alteração ecológica na microbiota de indivíduos com PA inclui o aumento dos níveis e proporções de Archaea.

ASSUNTO(S)

16s rrna 16s rrna archaea archaea agressive periodontitis biodiversidade biofilme subgengival microbiologia oral oral microbiology periodontally healthy periodontite agressiva saúde periodontal subgingival biofilm biodiversity

Documentos Relacionados