Caracterização do perfil microbiológico do biofilme subgengival de indivíduos com periodontite crônica e com saúde periodontal por meio do estudo de espécies bacterianas incomuns ou ainda não cultivadas. Guarulhos 2011 / Characterization of the microbiological profile of the biofilm subgingival individuals with chronic periodontitis and periodontal health through the study of species unusual bacterial or uncultivated.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/05/2011

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi avaliar a prevalência, proporção e níveis de espécies de bactérias ainda não cultivadas, bem como de espécies incomuns em indivíduos com periodontite crônica (PC) e com saúde periodontal (SP) por meio da técnica do RNA-oligonucleotide quantification. Foram selecionados 19 indivíduos com PC e 15 indivíduos com SP. Os parâmetros clínicos analisados foram profundidade de sondagem (PS), nível clínico de inserção (NCI), presença ou ausência de placa visível, índice de sangramento gengival, sangramento à sondagem e supuração. Em ambos os grupos, amostras de biofilme subgengival foram coletadas da face mesial de todos os dentes presentes em 2 quadrantes contralaterais aleatoriamente selecionados. Essas amostras foram analisadas por meio de 39 sonda de DNA, incluindo sondas para espécies cultivadas e ainda não cultivadas usando a técnica RNA-oligonucleotide quantification. Em relação à avaliação clínica, o grupo PC apresentou maiores médias para todos os parâmetros clínicos mensurados em comparação ao grupo SP (p<0,05). Indivíduos com PC mostraram um aumento significativo nos níveis, proporção e prevalência de Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis, Selenomonas sputigena, Filifactor alocis, Selenomonas sp. CS002, Prevotella sp. AH125, Peptostreptococcus sp. DA014, enquanto Actinomyces gerencseriae, Veillonella parvulla, Atopobium rimae, Rothia dentocariosa/mucilagionsa e o filotipo Actinomyces sp. EO011 foram encontrados em níveis superiores em indivíduos com SP (p<0,05). No grupo PC, dentre as espécies incomuns, S. sputigena e F. alocis apresentaram entre elas uma correlação de Pearson positiva superior a 0,5 (p<0,05) e ambas se correlacionaram com o aumento da PS (p<0,05). Peptostreptococcus sp. DA014 foi o único filotipo ainda não cultivado que apresentou uma correlação positiva com o aumento da PS (r>0,5; p<0,05). As espécies ainda não cultivadas representavam 42,8% e 44,1% da microbiota analisada nos grupos PC e SP, respectivamente. Os perfis de colonização microbiana de espécies incomuns e ainda não cultivadas em indivíduos com periodontite crônica difere marcantemente da observada em indivíduos com saúde periodontal.

ASSUNTO(S)

biofilme subgengival biologia molecular gene 16s rrna doença periodontal crônica espécies ainda não cultivadas. subgingival biofilm molecular biology 16s rrna gene chronic periodontitis not-yet-cultivated especies. odontologia

Documentos Relacionados