Divergência genética e avaliação de populações de milho em diferentes ambientes no estado de Alagoas. / Genetic divergence and evaluation of populations of maize in different state of the environments Alagoas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Três experimentos foram conduzidos no ano agrícola de 2007 nos municípios de Arapiraca, Rio Largo e Viçosa com o objetivo de determinar a divergência genética e avaliar seis populações de milho provenientes do banco de germoplasma do CECA - UFAL. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com sete tratamentos e quatro repetições. Avaliaram-se a altura de planta, altura de inserção de espiga, relação AE/AP, diâmetro do colmo, número de folhas, massa de 100 grãos e produtividade de grãos, individualmente, para cada local, e conjuntamente com os dados obtidos nos três locais estudados, sendo as médias confrontadas pelo teste Tukey (P<0,05). A produtividade média de grãos variou de 2.885 kg ha-1 a 3.461 kg ha-1, nas populações São Luís e Viçosense, respectivamente, com média geral de 3206,54 kg ha-1, apesar de não diferirem estatisticamente. Houve a formação de dois grupos divergentes, onde, concluiu-se que é pequena a divergência genética entre as populações. Houve a formação de apenas dois grupos, um constituído pelas seis populações e outro pela variedade Asa Branca (5033). As populações Rio Largo e Viçosense foram as mais próximas geneticamente (1,7054), enquanto que a maior distância detectada se deu entre a população Alagoano e a testemunha Asa Branca (67,27057).

ASSUNTO(S)

zea mays l. multivariate analysis agronomia zea mays l. distância genética produção de grãos grain yield análise multivariada genetic distance

Documentos Relacionados