Disponibilidade de água e de nutrientes do solo e desenvolvimento do eucalipto em uma microbacia hidrográfica no município de Pinheiro Machado - RS. / Availability of water and nutrients in the soil and the development of eucalyptus in a hydrographic microbasin in the city of Pinheiro Machado RS.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O conhecimento da distribuição dos solos permite o planejamento das atividades agrícolas de forma a maximizar a produtividade das culturas e a reduzir a degradação ambiental. Dessa forma, a reserva e a disponibilidade de água e de nutrientes para as plantas se tornam de grande importância, podendo ser avaliadas por meio de análises físicas, químicas e mineralógicas dos solos e da sua interpretação para as condições locais. Este estudo teve por objetivo, fazer um levantamento e mapeamento dos solos em uma microbacia hidrográfica utilizada com a cultura do eucalipto, relacionando suas características físico-hídricas e químicas com o desenvolvimento da cultura. A área de estudo, com 63,53 hectares, está localizada na Fazenda Álamos, pertencente a VCP Florestal, no município de Pinheiro Machado, onde está sendo cultivada a cultura do eucalipto saligna. Para representação das unidades de mapeamento foram caracterizados a campo e coletados 9 perfis de solo, representando as classes dos Argissolos, Cambissolos, Chernossolos, Luvissolos e Neossolos. Em relação aos nutrientes, a classe de solo que apresentou uma maior quantidade de nutrientes disponíveis em t.ha-1, na microbacia, foi o Cambissolo, seguido do Luvissolo, do Chernossolo, do Neossolo e dos Argissolos. Em relação aos nutrientes totais, a classe de solo que apresentou uma maior quantidade em t.ha-1, na microbacia, foi o Argissolo, seguido do Neossolo, do Luvissolo, do Chernossolo e do Cambissolo. Os solos presentes na microbacia hidrográfica da Fazenda Álamos, possuem um total de 1300t.ha-1 de cátions básicos disponíveis e um total de 15770t.ha-1 de cátions básicos totais. Quanto à disponibilidade de água, a microbacia da Fazenda Álamos, possui uma capacidade de armazenamento de água em seus solos de 121245m3 de água, destes 20778m3 disponíveis as plantas. Em relação ao desenvolvimento do eucalipto, os resultados mostram que houve um crescimento diferenciado, conforme a unidade de mapeamento de solos, sendo observado o maior crescimento na classe dos Argissolos.

ASSUNTO(S)

levantamento de solos disponibilidade de água microbacia hidro-gráfica surveying of soils hydrographic microbasin nutrient availability agronomia water availability eucalyptus growth eucalipto disponibilidade de nutrientes

Documentos Relacionados