CHIRONOMIDAE (DIPTERA: INSECTA) NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VACACAÍ-MIRIM (SANTA MARIA, RS) / CHIRONOMIDAE (DIPTERA: INSECTA) IN THE VACACAÍ-MIRIM HYDROGRAPHIC MICROBASIN (SANTA MARIA/RS)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A família Chironomidae constitui um dos principais grupos de insetos aquáticos, estando presente em uma grande variedade de ambientes e participando de vários processos ecológicos, como a ciclagem de nutrientes e transferência energética. No Sul do país, poucos estudos são direcionados a esta comunidade, não existindo trabalhos na região de Santa Maria, RS. Visando contribuir para o conhecimento do grupo, este trabalho objetivou estudar a fauna de Chironomidae em diferentes ambientes da microbacia do rio Vacacaí-Mirim, analisando a composição e estrutura da comunidade em função das características ambientais físicas, químicas, morfométricas e relacionadas ao substrato. No mês de dezembro de 2007, as larvas de Chironomidae foram coletadas com um amostrador Surber, em quatro locais ao longo do rio Vacacaí-Mirim, com diferentes características ambientais. Foram contemplados os diferentes substratos presentes. Juntamente, foram mensuradas algumas variáveis abióticas dos locais. Os organismos foram triados e identificados em laboratório até nível de gênero e, com esses dados, foram verificados, nos locais e substratos, a densidade absoluta e relativa dos gêneros e das subfamílias e a riqueza taxonômica. Diversidade de Shannon e Equitabilidade dos locais, além da separação da fauna dos diferentes substratos em grupos alimentares funcionais. A composição foi comparada através de estatística multivariada (análises de agrupamento e de variância) e a estrutura das comunidades e substratos (riqueza, densidade dos grupos, diversidade e equitabilidade) comparadas por análise de variância. A subfamília mais representativa foi Chironominae, seguida por Orthocladiinae e Tanypodinae. Foi observada diferença de composição entre todos os locais: os pontos A e B estiveram menos alterados físico-quimicamente, obtendo elevada diversidade e distribuição mais homogênea dos gêneros. Em B, a maior heterogeneidade de hábitats é responsável pela presença de táxons exclusivos e pela alta riqueza taxonômica. Em C e D, as atividades agrícolas próximas ao corpo hídrico possivelmente são responsáveis pelas maiores concentrações de nutrientes e de sólidos totais encontradas, resultando na dominância de grupos mais tolerantes a tais condições, principalmente Rheotanytarsus. Amostras de areia apresentaram menor densidade e riqueza, por este ser um substrato naturalmente mais pobre. Rochas também abrigaram uma menor quantidade de Chironomidae. Em substratos compostos por vegetação ou mistos, que possuem maior disponibilidade energética e condições de abrigo, foram encontradas densidades mais elevadas. Os fatores físico-químicos e morfométricos foram mais influentes na determinação da estrutura da fauna do que os substratos, os quais apenas complementaram as exigências ecológicas dos grupos. No geral, foram encontradas poucas associações das subfamílias e grupos alimentares com os substratos.

ASSUNTO(S)

substrata chironomidae environmental characteristics biologia geral community structure estrutura da comunidade chironomidae substratos características ambientais

Documentos Relacionados