Dinamyc rational expectation storage models applied to brazilian corn market. / Análise do armazenamento de milho no Brasil com um modelo dinâmico de expectativas racionais.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi analisar o mercado de milho no Brasil, sob a nova política de preços agrícolas, especificamente através do mecanismo de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) adotada na segunda metade da década de 90. Foram desenvolvidos modelos para representar o mercado brasileiro já que a literatura voltada para estes estudos não continha nenhum modelo adequado à situação brasileira. Os modelos destacam o papel dos estoques entre anos safra sobre o equilíbrio do mercado considerando ainda a possibilidade de importar e exportar. Foram estimadas funções de demanda para consumo e oferta de área plantada para milho no Brasil, obtidos os valores médios históricos, para o período de 1986 a 2000, do custo de armazenamento físico por tonelada, do preço médio do milho no mercado internacional representado pela Bolsa de Chicago, do custo médio de importação/exportação do produto tendo como referência uma distância média de 300 Km até o porto. A taxa de juros utilizada foi de 12% ao ano. Estas funções e parâmetros serviram de base para a estimação dos modelos dinâmicos de expectativas racionais, através de programação dinâmica estocástica e aproximações das funções de preço esperado e área plantada através de polinômios. Foram também desenvolvidos os algoritmos para a estimação dos modelos e todos os cálculos realizados em planilha eletrônica. Foram construídos quatro modelos para o mercado de milho partindo de uma situação de mercado fechado ao comércio exterior sem intervenção do governo; mercado fechado com intervenção através de PEP; mercado aberto ao comércio exterior sem intervenção do governo e mercado aberto com intervenção. Este último modelo representa o mercado de milho no Brasil no final da década de 90. Foram obtidas as políticas ótimas de armazenamento para os quatro modelos e então, realizadas 2500 simulações para uma seqüência de 10 anos para cada modelo. Duas variáveis exógenas aleatórias do modelo são os choques de oferta (produtividade aleatória) e de demanda. O preço de equilíbrio, o volume consumido, o estoque de um ano para o outro e os volumes exportados ou importados são variáveis endógenas, ou seja, resultados da estimação do modelo. A partir dos valores simulados foram calculadas as médias de longo prazo para as variáveis endógenas em cada modelo que foram, então, comparadas entre si. Os resultados mostram que a abertura do mercado transfere para o comércio exterior o papel de amortecedor de choques de oferta e demanda internos que, no caso de mercados fechados, é desempenhado pelos estoques de produtos entre anos safra. Os resultados sugerem que, dependendo dos valores relativos entre o preço mínimo e o preço de paridade de exportação, a política de subsídio pode levar o país à condição de exportador.

ASSUNTO(S)

política econômica estoque milho armazenado agricultural prices agricultural product sotored corn preço agrícola produto agrícola economic policy stocks

Documentos Relacionados