Dinâmica das identidades: análise estilística e contextual de três bandas de metal da cena rock underground de Aracaju.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente texto é um estudo da Cena Rock Underground de Aracaju-SE (CRUA), a partir da análise estilística de três bandas The Warlord, Scarlet Peace, Sign of Hate que representam três estilos diferentes Heavy, Doom e Death Metal respectivamente. A escolha dessa cena como ponto de partida para uma análise de estilo foi fundamentada em uma das características mais marcantes da cultura Metal, que é o processo de fragmentação do estilo que leva a numerosos sub-estilos, cada um deles desenvolvendo características peculiares. Tais divisões também estão relacionadas com questões de identidade, ou seja, à necessidade de se identificar com um grupo geral, ao mesmo tempo em que caracteriza fronteiras para diferenciar-se. Para isso, é importante entender a cena Metal como um complexo de diversos estilos que, apesar de interagirem constantemente através de uma rede de relaçõoes pessoais e emocionais, diferem enormemente tanto na forma com que são criados quanto na forma com que são vivenciados pelas bandas e público. O objetivo dessa tese é, portanto, compreender como os participantes dessa cena vivenciam esse processo de diferenciação criando e mantendo fronteiras estilísticas. O foco principal é o estudo da experiência musical tanto no sentido individual (subjetivo), quanto no sentido sociológico, através da procura por paradigmas de experiência compartilhados. A idéia central está baseada na premissa de que a cultura está presente nos conceitos, comportamentos, e produtos de uma sociedade. Como o processo de identificação e diferenciação é parte essencial da cultura, seus conceitos irão se refletir de alguma forma tanto nos comportamentos quanto nos produtos. Meu argumento é que, se a criação de estilos musicais está relacionado com esse processo de identificação e diferenciação, então haverá um complexo de conhecimentos compartilhados que se transformam em paradigmas de experiência musical, transmitidos entre as pessoas que ouvem e gostam de determinados estilos musicais. OPrefácio introduz os problemas a serem abordados na tese, com uma escrita ensaística, através de três exemplos de comportamento musical relacionados à cena em questão, seguidos de uma breve reflexão sobre os mesmos. A Introdução (Cap. 1), descreve o gênero Metal, levando em consideração tanto a problemática do preconceito em relação ao gênero, quanto ao uso do power chord como sua principal característica musical. Ainda nesse capítulo é feita uma revisão bibliográfica do recorte teórico utilizado, entre os quais os estudos de gênero e estilo, análise de estilo, regras de estilo (a partir do genre rules de Franco Fabbri), a relação entre estilo e identidade, e a fenomenologia enquanto orientação analítica. Por fim, será abordada a metodologia e os recursos tecnológicos utilizados, assim como uma descrição dos anexos da tese. A cidade e a cena (Cap. 2), faz uma relação entre o global e o local, e a tentativa da criação de uma identidade sergipana através de uma breve explicação do surgimento do Estado de Sergipe e suas relações históricas com os Estados da Bahia e de Pernambuco. Em seguida é feita um estudo diacrônico e sincrônico do Rock em Sergipe. Os três capítulos seguintes (Cap. 3, 4 e 5), são destinados à análise individual das bandas Warlord, Scarlet Peace e Sign of Hate, respectivamente. Esses capítulos seguem uma mesma estrutura, começando com a história da banda, e de seus integrantes, seguida da análise de cada uma das regras definidas na seção 1.3.1 da Introdução, referente às regras de estilo. Duas músicas de cada banda foram selecionadas para a transcrição e análise de sua estrutura composicional, na tentativa de identificar quais os elementos musicais são mais importantes dentro de cada estilo. NaConclusão (Cap. 6), é feito um apanhado geral das análises feitas nos capítulos 3, 4 e 5, relacionando-as com o recorte teórico pretendido, procurando abstrair generalidades no que diz respeito aos estilos musicais, identidades, e aprendizagem cultural. Nesse capítulo são abordadas as diferentes fases de imersão cultural encontrada na CRUA, e como essas diferentes fases influenciam na maneira como os símbolos são percebidos de forma significativa. Por fim, o Posfácio retoma os três exemplos iniciais, mostrando o que aconteceu com cada uma das bandas citadas, após os incidentes relatados.

ASSUNTO(S)

música - análise apreciação musica etnomusicologia rock - estilos - identidade

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