Dilema do prisioneiro : efeito das conseqüências individuais e culturais sobre as escolhas de cooperação e competição

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O Jogo do Dilema do Prisioneiro (PDG) é um instrumento de quantificação de interações sociais e os produtos das mesmas, a partir de preceitos matemáticos. No PDG dois ou mais participantes jogam e a tarefa consiste em escolher entre dois cartões, um correspondendo ao cooperar e o outro ao competir. A combinação de respostas de todos os membros envolvidos no jogo produz conseqüências na forma de pontos específicos para cada interação. Esse jogo é um dilema do tipo social, devido à possibilidade das escolhas serem analisadas tanto sob controle dos interesses individuais (competir) como dos interesses do grupo (cooperação). Na Análise do Comportamento, o comportamento social inclui respostas de um organismo como estimulação antecedente ou conseqüente para a resposta de outro. O comportamento social pode ser entendido de forma mais ampla como um componente de uma contingência cultural de uma metacontingência que conjuntamente com o produto cultural, resultante de contingências comportamentais entrelaçadas (CCE), são selecionados por conseqüências culturais que agem sobre o grupo como um todo e não apenas sobre o nível individual. O objetivo geral deste estudo foi analisar se o PDG poderia ser utilizado como instrumento de pesquisa na área de metacontingências. O estudo de Ortu, Woelz e Glenn (2008) foi replicado, no qual foram definidos todos os componentes da metacontingência em um PDG. As seguintes manipulações foram implementadas: (1) a presença/ausência do componente verbal para verificar se o comportamento verbal exerceria algum controle necessário para a seleção de uma prática cultural; (2) a conseqüência cultural, um banco em VR 2, que pagava para o grupo por cooperar coordenadamente (Condição B) e por competir (Condição C), punindo as escolhas contrárias com pontos negativos para o grupo. Foram coletadas as escolhas individuais e a combinação das mesmas, formando medidas como a coordenação (todos escolhem a mesma cor); acordo (três ou mais escolhem a mesma cor); aprisionamento (coordenação competitiva consecutiva -1), além das interações verbais, conversações, nos Grupos verbais. Todos os grupos apresentaram alto índice de acordo com a contingência cultural, mas apenas quando havia componente verbal houve coordenação por cooperação, demonstrando que havia a seleção do entrelaçamento de respostas de três dos participantes, e ainda, que o componente verbal facilitava e acelerava a seleção. Até mesmo o aprisionamento, medida facilmente encontrada na literatura como um padrão de entrelaçamento, foi debelada com a contingência cultural, na Condição B, quando havia punição como conseqüência cultural para entrelaçamentos que envolviam respostas competitivas em sua maioria e conseqüência cultural positiva para entrelaçamentos cooperativos.

ASSUNTO(S)

análise do comportamento psicologia prisoners dilemma game behavior analysis metacontingência metacontingency dilema do prisioneiro

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