Diferentes imagens de enunciatário em anúncios de lingerie / The enunciatee (páthos) of the textual genre lingerie advertisement

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Adotando a perspectiva da teoria Semiótica, desenvolvida por A.J.Greimas e seus colaboradores, e a Análise do Discurso (AD), apresentada por Dominique Maingueneau, ambas de linha francesa, esta pesquisa tem como objetivo descrever a imagem do enunciatário (páthos) do gênero anúncio publicitário de lingerie. Temos por objetivo descrever os mecanismos de construção de sentido que resultam no feixe de expectativas, ideais e aspirações representadas pelo leitor: público-alvo dos anúncios. Ao trabalharmos com publicidade, devemos ter em mente que é ela é uma esfera de circulação que visa persuadir, ao associar o produto que vende a um corpo em movimento. A publicidade, ao construir um modo particular de presença no mundo, possui um estilo próprio de vida, e encontra-se inserida em uma formação ideológica, cultural e social determinada. E aliadas às transformações sociais pelas quais o gênero contemplado tem evoluído ao longo do tempo, em conformidade com os avanços e transformações de seu público-alvo, procuraremos entender, dessa forma, como e por que a imagem do enunciatário é marcada historicamente no discurso. A publicidade busca "encarnar", pela enunciação, o enunciatário que ela evoca, ou seja, ela o torna sensível e perceptível no texto. Reconstruiremos, assim, as diferentes imagens do enunciatário dos anúncios de lingerie, aos quais consideraremos como um desdobramento do sujeito da enunciação. Nesta pesquisa, partimos da idéia de que o enunciatário produz o texto com o enunciador, pois, na produção textual, o enunciador faz o seu texto sob o simulacro do seu enunciatário; o que resulta nas diferentes escolhas enunciativas. Respaldados por esta idéia, poderemos afirmar que o sujeito da enunciação é constituído pelo enunciador (eu / autor) e pelo enunciatário (tu / leitor). Dentro do discurso publicitário, analisaremos, especificamente, o gênero anúncio publicitário de lingerie. A escolha desse gênero deve-se à grande influência que ele exerce nas relações intersubjetivas. De uma grande totalidade, anúncio publicitário de lingerie, depreenderemos quatro totalidades, ao que remeteremos a quatro pólos com especificidades e recorrências características: A; B; NÃO-A; NÃO-B. E dessa forma, nos será possível traçar um modo de presença particular das diferentes imagens de enunciatários do gênero em pauta. Os modos de presença das quatro totalidades analisadas serão depreendidos a partir dos tipos de valorização que cada anúncio investe na apresentação de seu objeto. Trata-se, por exemplo, de valores de prazer sexual, de prazer estético, de valores estésicos ou utilitários. O objeto anunciado não é apresentado apenas como desejável em si mesmo, ou seja, ele não é o termo final de um programa de busca orientado para o puro e simples consumo dos bens oferecidos. Ele é também um meio, uma competência, para que seja alcançado o objeto de valor desejado. A valorização dos anúncios e dos produtos anunciados passa pela encenação e pelo simulacro de determinados tipos de relações que se procuram estabelecer com o público, com o consumidor, ou seja, com o enunciatário. De modo mais específico, são os mecanismos de significação e produção de sentido dessas relações que gostaríamos de analisar nesta dissertação.

ASSUNTO(S)

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