Diferenciais de rendimentos do trabalho entre as regiões metropolitanas de Salvador e de porto Alegre: uma avaliação empírica baseada nos procedimentos de de Oaxaca.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente dissertação tem como propósito avaliar o hiato de rendimentos provenientes do trabalho entre a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e a de Porto Alegre (RMPA), tomando como base os microdados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED, 2006) . Para mensurar tal diferencial, estima-se, por meio de métodos econométricos, as equações de rendimentos do tipo minceriana, contendo informações de características produtivas e não produtivas de trabalhadores das duas regiões pesquisadas. A fim de tornar o trabalho mais consistente aplica-se o método de correção de viés de seletividade da amostra chamado de Procedimento de Heckman (1979), uma vez que o trabalho contempla apenas trabalhadores ocupados com rendimentos positivos. Para mensurar os possíveis diferenciais de rendimentos do trabalho procede-se ao método de decomposição de Oaxaca (1973). Os resultados apontaram a partir do modelo proposto, que a RMPA leva vantagem sobre a RMS em três categorias: homem, mulher e não branco, enquanto a RMS tira proveito apenas na categoria branco. Em todas as categorias, independente da região, o fator regionalização mostra-se mais forte que o fator atributo produtivo.

ASSUNTO(S)

human capital decomposição de oaxaca oaxaca is decomposition mincer equation capital humano labor market mercado de trabalho heckman is procedure economia equação minceriana procedimento de heckman

Documentos Relacionados