Diferenciações e integrações : o conhecimento novo na composição musical infantil

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente pesquisa investiga a formação do conhecimento novo na Composição Musical Infantil, vinculando os avanços na área da música aos processos de abstração reflexionante. O trabalho apóia-se teoricamente na Epistemologia Genética de Jean Piaget e emprega o método clínico como metodologia de pesquisa. A análise das composições segue os fundamentos psicológicos da semântica musical de Michael Imberty. Os dados empíricos são constituídos por 76 composições musicais elaboradas por 70 sujeitos de 6 a 12 anos, alunos de uma escola da rede particular de ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados no período de um semestre letivo e encontram-se registrados em videoclipes. A pesquisa compreende explorações, construções e reconstruções das idéias musicais como uma “composição em tempo real”. Os resultados mostram que o desenvolvimento da composição caracteriza-se pela construção gradativa de uma visão de conjunto. Esta é propiciada pela formação de interdependências e conexões que modificam os modos de produzir o conhecimento, permitindo novas articulações na macroestrutura da composição. O desenvolvimento da composição musical implica aprendizagens que fundamentam as trocas simbólicas na área da música.

ASSUNTO(S)

música : ensino musical composition genetic epistemology composição musical learning epistemologia genética

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