Dialogisms in Daw Valley: the signs of an anthropofagic religious imaginary. / Dialogias no Vale do Amanhecer: os signos de um imaginário Religioso Antropofágico.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este estudo é fruto de uma investigação sobre alguns dos vetores de modelização ocorridos no Vale do Amanhecer comunidade religiosa criada em 1968 pela ex-caminhoneira Neiva Chaves Zelaya, e localizada a seis quilômetros de Planaltina, cidade-satélite de Brasília. Defende-se aqui a idéia de que tanto a cidade de Brasília e toda a onda de misticismo neo-erístico a ela atrelada; o catolicismo popular, o espiritismo kardecista e a umbanda; assim como os meios de comunicação tradicionais, (tais como o cinema, a televisão, os livros best-sellers, entre outros) dialogam com o Vale e desempenham papel fundamental na sua composição sígnica. São esses os diálogos que, sob a perspectiva da semiótica de extração russa, também conhecida como semiótica da cultura, o presente trabalho buscará, para se pensar os aspectos que dizem respeito à presença, naquela comunidade, de informações ligadas a seres de outro planeta e a suas naves espaciais; à civilização egípcia com suas pirâmides e faraós, bem como as culturas indígenas brasileiras, norte-americanas e de povos pré-colombianos, sobretudo os incas, maias e astecas estejam elas manifestas nas narrativas míticas, nos rituais, na iconografia ou nas indumentárias dos adeptos. Essas informações, chegando ao Vale, passaram por uma re-significação, sendo portanto ali modificadas. Informações que lá se encontram sob a batuta de uma antropofagia sígnica, apresentando-se antes de mais nada como uma novidade semiósica algo que foi notadamente mastigado e engolido por aquela comunidade para que, depois de digerido, voltasse à cena como pura criação. Na tentativa de abarcar toda essa gama de considerações é que se resolveu dividir a tese em cinco capítulos. São eles: Brasília mística: um planeta diferente da Terra; Vale do Amanhecer: uma alma para a cidade modernista; O Vale, a noção de ciência e as naves espaciais; O Egito e o Vale do Amanhecer e, finalizando, Um Vale do Amanhecer indígena.

ASSUNTO(S)

comunication means vale do amanhecer daw valley obras sociais da ordem espiritualista cristã modelization comunicacao tia neiva

Documentos Relacionados