Vale Do Amanhecer
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1. O Apará e seu corpo
Este trabalho volta-se para um movimento religioso conhecido como Vale do Amanhecer, que surge no final dos anos 1960 em Brasília e marca-se por um intenso sincretismo religioso, agregando elementos do catolicismo, espiritismo, religiões afro-brasileiras e Nova Era. Os adeptos desse movimentos são reconhecidos como médiuns, com dois tipos distintos: o Ap
Relig. soc.. Publicado em: 2014-06
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2. Fatores associados à incidência da malária em área de assentamento, município de Juruena, Mato Grosso, Brasil
Analisaram-se fatores associados à ocorrência da malária no Assentamento Vale do Amanhecer, Juruena - Mato Grosso em 2005. Foram entrevistados 200 indivíduos assentados, de ambos os sexos e idade igual ou superior a 18 anos. A prevalência de malária referida em 2005 foi de 33,0%. A análise através da razão de prevalência mostrou que as maiores prev
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2012-09
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3. Ninfas e Jaguares: uma interrogação feminista sobre o universo religioso do Vale do Amanhecer / Ninfas e Jaguares: a feminist interrogation about universe of the Vale do Amanhecer
This research is dedicated to discussing gender relations present in the daily ritual practices of the religious community called Vale do Amanhecer and its socio-cultural context, the main theoretical feminist scientific research. We believe that the feminist approach, while criticism of modernity, is meant to focus on these relationships, usually revealing
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2011
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4. Tia Neiva e sua magia: cura e ritual no Vale do Amanhecer
Relig. soc.. Publicado em: 2011
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5. TOXICIDADE DO NIM (Azadirachta indica A. Juss.: Meliaceae) PARA Apis mellifera E SUA IMPORTÃNCIA APÃCOLA NA CAATINGA E MATA LITORÃNEA CEARENSE / Toxicity of neem (Azadirachta indica A. Juss.: Meliaceae) for Apis mellifera and its beekeeping importance in caatinga and coastal vegatations of CearÃ.
O nim (Azadirachta indica A. Juss.: Meliaceae) Ã uma planta de origem indiana introduzida no territÃrio brasileiro principalmente devido Ãs suas propriedades inseticidas. No entanto, nÃo se sabe ainda como essas propriedades afetam os visitantes florais e seus possÃveis efeitos sobre polinizadores silvestres e para a apicultura. O presente estudo objeti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2010
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6. Características físico-químicas e produtividade de acessos de Passiflora nitida Kunth procedentes do Centro-Norte do Brasil
O maracujá-suspiro (Passiflora nitida Kunth) é uma espécie silvestre amplamente distribuída no território nacional. Tem alto potencial para o melhoramento visando à resistência a diversas doenças que provocam perdas expressivas em cultivos comerciais de maracujá-azedo (Passiflora edulis Sims). Seus frutos são comestíveis e têm elevado valor comer
Revista Brasileira de Fruticultura. Publicado em: 01/10/2010
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7. Fatores socioambientais associados à distribuição espacial de malária no assentamento Vale do Amanhecer, Município de Juruena, Estado de Mato Grosso, 2005
Malaria é uma doença de distribuição focal. No Brasil, áreas de assentamento e garimpos de ouro na Amazônia Legal apresentam grande concentração de casos. Este artigo analisa a distribuição espacial de casos de malária, considerando fatores ambientais e sociais, no assentamento Vale do Amanhecer, Município de Juruena, Mato Grosso, Brasil. Em 2005
Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Publicado em: 2009-02
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8. Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008)
O presente esforço intelectual se empenha em direcionar um olhar dedicado à história da líder religiosa da comunidade do Vale do Amanhecer: a médium que ficou nacionalmente conhecida como Tia Neiva. Migrante nordestina, Neiva Chaves Zelaya, após se estabelecer provisoriamente em muitas cidades em busca de estabilidade, em 1957, radica-se na Cidade Livr
Publicado em: 2008
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9. Visualities in focus: conections between the visual culture and the Vale do Amanhecer / Visualidades em foco: conexões entre a cultura visual e o Vale do Amanhecer
O objetivo deste trabalho é discutir as visualidades das práticas cotidianoritualísticas da comunidade religiosa Vale do Amanhecer (DF) e seu contexto sócio-cultural, tendo como principal referencial teórico a Cultura Visual. O Vale do Amanhecer foi criado e consolidado a partir das clarividências de sua fundadora, Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva, e d
Publicado em: 2007
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10. Visualidades em foco: conexões entre a cultura visual e o Vale do Amanhecer / Visualities in focus: conections between the visual culture and the Vale do Amanhecer
O objetivo deste trabalho é discutir as visualidades das práticas cotidianoritualísticas da comunidade religiosa Vale do Amanhecer (DF) e seu contexto sócio-cultural, tendo como principal referencial teórico a Cultura Visual. O Vale do Amanhecer foi criado e consolidado a partir das clarividências de sua fundadora, Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva, e d
Publicado em: 2007
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11. Caminhos e Trilhas no Vale do Amanhecer Cearense: as cidades de Canindé e Juazeiro do Norte
Nesse trabalho, analiso a transculturação do Vale do Amanhecer, um movimento religioso iniciado em Brasília, para dois pólos de romarias católicas do Ceará Canindé e Juazeiro do Norte. A reflexão está voltada para um espaço de confluência e interação religiosa em um cenário multicultural que intextualiza vários povos e culturas e se faz acompa
Publicado em: 2006
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12. O vocabulário da doutrina religiosa do Vale do Amanhacer como índice de crioulização cultural
Esta dissertação tem como objetivo principal estudar a doutrina religiosa do Vale do Amanhecer, partindo de seu vocabulário, e interpretá-la a partir da teoria da crioulização cultural. É possível identificar na doutrina uma série de elementos culturais originários dos mais diversos sistemas culturais, religiosos e mitológicos. Por meio da compara
Publicado em: 2006