DiagnÃstico do Programa de MicrocrÃdito Rural (Agroamigo) Sobre as FamÃlias Beneficiada no Estado do CearÃ-Estudo de Caso / Diagnosis of the program for families benefit rural microcredit (Agroamigo) in the state of Ceara: a case study.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/02/2009

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo fazer um diagnÃstico da situaÃÃo das famÃlias beneficiadas pelo Programa de MicrocrÃdito Rural (Agroamigo) no Estado do CearÃ. Os dados analisados foram obtidos a partir de uma pesquisa de campo no municÃpio de QuixadÃ. Como tÃcnicas de anÃlise foram adotados anÃlise tabular, descritiva e grÃfica, os testes t-Student, Tukey e Kruskall-Wallis para comparaÃÃo das mÃdias e proporÃÃes respectivamente. Na anÃlise da qualidade de vida dos entrevistados recorreu-se ao cÃlculo do Ãndice de Qualidade de Vida (IQV) dos beneficiÃrios e nÃo beneficiÃrios. Como principais resultados obteve-se que a idade mÃdia dos beneficiÃrios à menor que a dos nÃo beneficiÃrios e o nÃvel de escolaridade dos beneficiÃrios à maior que dos nÃo beneficiÃrios. A principal ocupaÃÃo dos entrevistados à a agricultura. A pequena propriedade rural à a mais comum nos dois grupos a maioria tem a posse dessa propriedade. A mÃo-de-obra mais utilizada pelos entrevistados à a familiar. O emprego agropecuÃrio por hectare à maior nas atividades de bovinocultura e suinocultura. A renda da maioria dos beneficiÃrios vem da agricultura e dos nÃo beneficiÃrios de pensÃes e aposentadorias. A maior mÃdia da renda agropecuÃria por hectare foi obtida na atividade de suinocultura, pois esta tem um retorno financeiro mais rÃpido que nas atividades de bovinocultura e ovinocultura. O IQV dos beneficiÃrios e nÃo beneficiÃrios à de mÃdia qualidade de vida. As maiores contribuiÃÃes do IQV vieram das condiÃÃes de moradia, educaÃÃo e saÃde, e a menor veio do lazer. O Programa Agroamigo tem agilizado o acesso ao crÃdito aos agricultores familiares. à necessÃrio acompanhar de forma mais rigorosa os recursos concedidos, orientando agricultores quanto à sua melhor forma de atuaÃÃo junto ao mercado.

ASSUNTO(S)

economia agraria microcrÃdito rural emprego renda qualidade de vida cearà rural small credit employment income quality of life ceara.

Documentos Relacionados