Development of a methodology to identify spatially emission gases levels from vehicles in urbans areas / Desenvolvimento de uma metodologia para identificar espacialmente os níveis de emissão de gases derivados de veículos automotores nas áreas urbanas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A poluição do ar vem se intensificado devido ao crescimento urbano aliado ao aumento acelerado do número de veículos motorizados, tornando-se necessária a adoção de instrumentos que auxiliem no controle dos seus efeitos no meio ambiente e à população. Embora existam programas de controle das emissões, são escassos os estudos que permitam avaliar espacialmente os níveis de emissão dos veículos em áreas urbanas. Nesse contexto, o presente trabalho desenvolveu uma metodologia de caráter estratégico para identificar espacialmente os níveis de emissão de gases derivados dos veículos automotores nas áreas urbanas, utilizando os fluxos de tráfego e valores referenciais de emissão veicular de gases de veículos automotores leves de ciclo Otto (CO, NOx) em reais condições de operação obtidos por Filizola (2005). Os valores referenciais expressos em grama por quilômetro rodado (g/km), permitem criar cenários dos níveis de emissão veicular nas principais vias do sistema viário. A metodologia inclui a geração de mapas de níveis de emissão veicular utilizando os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a criação do banco de dados geográficos. A metodologia foi aplicada no estudo de caso em Brasília, Plano Piloto-DF, sendo utilizados os dados de contagem volumétrica dos controladores eletrônicos de velocidade das principais vias e valores referenciais de emissão veicular obtidos por Filizola (2005). A representação espacial dos níveis de emissão veicular no SIG permitiu identificar que as principais vias do sistema apresentam os máximos níveis de emissão do CO e NOx. Inferese que os altos fluxos de veículos nessas vias podem gerar uma menor velocidade média, provocando congestionamentos, e, por conseguinte, maiores níveis de emissão veicular. Dessa forma, a metodologia contribui para o controle da poluição do ar identificando locais críticos e permitindo a utilização de estratégias de controle do tráfego de veículos nas áreas urbanas no intuito de melhorar a qualidade de vida da população.

ASSUNTO(S)

regiões metropolitanas transportes sistemas de informação geográfica gases transporte e meio ambiente poluição - aspectos ambientais engenharia civil poluição veicular valores de emissão veicular controle da poluição do ar veículos

Documentos Relacionados