DeterminaÃÃo da velocidade de instabilidade aeroelÃstica de asas retangulares constituÃdas de material compÃsito em regime de vÃo subsÃnico.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1999

RESUMO

As indÃstrias aeronÃuticas cada vez mais utilizam materiais compÃsitos na estrutura primÃria das aeronaves, visando a reduÃÃo do peso e reduÃÃo no tempo de produÃÃo da mesma. A sociedade, representada pelas agÃncias de homologaÃÃo aeronÃutica, exige nÃveis de seguranÃa crescentes na atividade de transporte aÃreo. A complexidade no cÃlculo das cargas dinÃmicas para as diversas condiÃÃes requeridas pelos regulamentos, devido a utilizaÃÃo de programas de computador capazes de considerar todas as variÃveis envolvidas. Este trabalho apresenta uma metodologia para o cÃlculo da velocidade de instabilidade aeroelÃstica que utiliza uma formulaÃÃo de elementos finitos, adequada aos materiais compÃsitos constituÃdos de mÃltiplas camadas ortotrÃpicas de dupla curvatura. As freqÃÃncias de vibraÃÃo livre e os respectivos modos sÃo determinados a partir da rigidez e da massa dos elementos. As forÃas aerodinÃmicas sÃo determinadas, no regime subsÃnico, utilizando a teoria do escoamento potencial nÃo estacionÃrio linear, artavÃs de algoritmos de alta precisÃo com as mais recentes formulaÃÃes desenvolvidas. Os resultados numÃricos, referentes a asas retangulares planas, SÃo comparados com resultados experimentais. Adicionalmente sÃo apresentados resultados numÃricos para as asas retangulares constituÃda de laminado com orientaÃÃo arbitrÃria.

ASSUNTO(S)

mÃtodo de elementos finitos aeroelasticidade vibraÃÃo aeroelÃstica materiais compÃsitos asas estabilidade aerodinÃmica velocidade

Documentos Relacionados