Desenvolvimento em um biogradiômetro multicanal supercondutor com SQUIDs DC para registro de medidas de magnetocardiografia fetal / Development of a Superconductor Multichannel Biogradiometer with SQUIDs DC for use in FoetalMagnetocardiography. Dissertation(Master)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/07/2011

RESUMO

Neste projeto trabalhou-se no desenvolvimento de uma nova instrumentação para registrar medidas de campos magnéticos de origem biológica baseados em sensores SQUID e sistemas auxiliares, com o objetivo de usar este arranjo na aquisição de medidas de magnetocardiografia fetal (MCGf), que consiste no registro dos campos magnéticos gerados pela atividade cardíaca fetal, refletindo seus processos eletrofisiológicos. Esta técnica biomagnética além de ser bastante precisa para obter medidas de campo magnético originado do coração fetal, que é da ordem de dez picoteslas a poucos centímetros de distância do abdômen materno, também realiza medidas de forma não-invasiva, o que a torna bastante promissora. Contudo, não se conseguiu a sensibilidade desejada do sistema biogradiométrico, sendo alcançada uma sensibilidade capaz de detectar o sinal magneto-cardiográfico (MCG) de um sistema cardíaco desenvolvido, que é da ordem de 100 pT. Neste trabalho reuniu-se, ainda, toda a informação obtida pelo grupo de biomagnetismo no decorrer dos últimos anos referente ao sistema biogradiométrico multicanal.

ASSUNTO(S)

biomagnetic instrumen- tation biomagnetism fetal magnetocardiography instrumentação biomagnética magnetocardiografia fetal squid squid

Documentos Relacionados