Desenvolvimento de uma vacina sintética contra a Leishmaniose Visceral Canina utilizando tecnologia peptídica (Phage Display e Spot Síntese)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/08/2010

RESUMO

Leishmania chagasi é um dos principais agentes etiológicos causadores de Leishmaniose Visceral e apresenta ampla distribuição geográfica no Brasil. A leishmaniose visceral é um problema de saúde pública e se não tratada pode levar à morte. Neste trabalho foi avaliada a eficácia protetora contra a infecção por L. chagasi, induzida pela imunização de camundongos BALB/c com peptídeos sintéticos selecionados pela técnica de Phage Display. Os níveis de proteção também foram avaliados através da quantificação da carga parasitária, bem como da resposta celular gerada pela imunização. Peptídeos foram selecionados com anticorpos IgG anti extrato solúvel antigênico de L. chagasi de cães com leishmaniose visceral. Foram achados três clones para interagir com IgG anti L. chagasi e os peptídeos sintéticos correspondentes foram sintetizados pelo método de Spot em membrana de celulose. Os epitopos 11H (KCPSIPGAVLCV) e 12A (ICARQDPAGNCS) que foram reconhecidos em Spot pelas IgGs anti L. chagasi, o extrato solúvel de L. chagasi e um peptídeo não relacionado (NC) foram encapsulados em lipossomos e usados como imunógenos. Apenas nos grupos de camundongos imunizados com o peptídeo 12A e antígeno solúvel foi possível verificar a indução de anticorpos. Nosso resultado referente a resposta celular não se mostraram conclusivos, visto que não houve diferença significativa entre os diferentes grupos de camundongos estudados. A proteção induzida contra L. chagasi pela imunização com peptídeos sintéticos foi observada após 30 dias de infecção. Os resultados sugerem que o grupo imunizado com o peptídeo 11H e 12A apresenta um número menor de parasitas por mg de tecido, quando comparado aos grupos controles. Os resultados iniciais sugerem que estes peptídeos podem se tornar candidatos a uma vacina contra a leishmaniose visceral canina.

ASSUNTO(S)

tese da faculdade de medicina da ufmg biologia molecular teses. leishmaniose visceral decs leishmania/imunologia decs vacinas sintéticas decs doenças transmissíveis decs imunoterapia decs doenças do cão/imunologia decs peptídeos/sintese química decs dissertações acadêmicas decs

Documentos Relacionados