DERRIÈRE LA DANSE CONTEMPORAINE: Etude sur le mode de réalisation et des formes de sociation. / NOS BASTIDORES DA DANÇA CONTEMPORÂNEA: Estudo sobre a corporeidade e formas de sociação.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A dança como uma construção social e simbólica expressa uma cultura. Entendida como uma linguagem universal aproxima e une indivíduos, comunicando através do corpo. Este constituído por uma materialidade vive em determinado contexto social, com o qual interage de forma dinâmica. A pesquisa tem como objeto de estudo o corpo, elegendo a dança contemporânea como espaço de discussão. Compreendendo a dança como um conjunto de técnicas específicas, partimos do princípio que os corpos que dançam trazem consigo posturas e comportamentos que se diferenciam daqueles que não a praticam. Diante da proposição este estudo propõe compreender as formas de disciplinamentos corporais desenvolvidos por práticas específicas que se realizam através de regras interiorizadas, revelando como se constitui o habitus como uma hexis corporal (MAUSS:2003), entendidos como adquiridos. Metodologicamente, a reflexão é pautada na descrição da vivência de campo de dois grupos de dança selecionados para o aprofundamento da pesquisa, utilizando aplicação de questionários, entrevistas gravadas e foram realizados registros através de imagens e a observação direta. São duas experiências que possibilitaram perceber a dança como um fenômeno simbólico, singularizado em formas de expressão e manifestação de critérios de pertencimento, num contexto de relações complexas.

ASSUNTO(S)

les techniques du corps sociação técnicas corporais dança contemporânea danse contemporaine la sociation execucao da danca des cultures la corporéité culturas corporalidade

Documentos Relacionados