Dasein suspended in nothingness: transcendence and sameness in Heideggerian thought. / O Dasein suspenso no nada: transcendência e mesmidade no pensamento Heideggeriano.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Nossa proposta de pesquisa traz como intenção discutir, no horizonte do pensamento heideggeriano, o que ele denominou de nada, evidenciando o modo em que Dasein entra em relação direta com o ente humano pela via deste nada, tornando-se, assim, tema decisivo para a compreensão da questão do ser em seu esquecimento histórico. O nada, afirma Heidegger, é o que revela o homem na sua existência, ou seja, na ultrapassagem da realidade atual em direção às possibilidades. A tonalidade afetiva do tédio profundo nos revela o nada apenas de forma indireta, através de uma experiência do ente em sua totalidade, mantendo, no entanto, oculto o nada autêntico que se procura. Na disposição da angústia, porém, o dasein fica finalmente suspenso no nada e torna-se possível entrar em relação com o homem como ser-no-mundo. Estar suspenso no nada é possibilidade de revelação ou desocultação do Dasein. Por isso, o Dasein precisa estar em suspenso dentro do nada para que lhe seja revelado o ente que ele mesmo é, ou seja, a partir de uma decisão autêntica, cumprir seu projeto mais essencial que é ser si mesmo.

ASSUNTO(S)

martin heidegger metafísica hermenêutica filosofia phenomenology hermeneutic martin heidegger fenomenologia ontology ontologia metaphysics

Documentos Relacionados