CULTURA POLÍTICA BRASILEIRA, PRÁTICAS PENTECOSTAIS E NEOPENTECOSTAIS: A presença da Assembléia de Deus e da Igreja Universal do Reino de Deus no Congresso Nacional (1999-2006) / Brazilian political culture, Pentecostal and Neopentecostal practices: the presence of the Assembly of God and the Universal Church of the Kingdom of God in the National Congress (1999-2006).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta tese apresenta uma análise das práticas políticas de parlamentares pentecostais e neopentecostais da Assembléia de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus no Congresso da República do Brasil, de 1999 a 2006. Compara essas práticas pentecostais e neopentecostais com padrões de comportamento da cultura política brasileira e as ações correspondentes do Estado nacional como preservador dessa mesma cultura. São estudados os agentes religiosos citados desde a investida que suas igrejas fizeram na política nacional, a partir da Constituinte de 1987-1988, mas o corte temporal são as duas legislaturas, de 1999 até 2006. O foco principal da análise é a Frente Parlamentar Evangélica constituída em 2003. O envolvimento de pentecostais e neopentecostais em casos de corrupção e apropriação de recursos públicos, conhecidos como mensalão e máfia dos sanguessugas, é amplamente abordado no último capítulo deste trabalho.(AU)

ASSUNTO(S)

evangelical parliamentary front pentecostalism neopentecostalism estado nacional ciencias humanas corrupção igreja universal do reino de deus neopentecostalismo universal church of the kingdom of god corruption assembly of god pentecostalismo national state assembléia de deus frente parlamentar evangélica brazilian political culture cultura política brasileira

Documentos Relacionados