Correlação da morfometria e da compactação da cromatina de espermatozóides de touro Zebuíno sobre a taxa de clivagem e formação de blastocistos em programas de produção "IN VITRO"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Foram utilizados os dados de 38 programações de produção in vitro de embriões (PIV), realizadas em dois laboratórios da cidade de Uberaba-MG-Brasil, com o objetivo de se avaliar a correlação entre compactação da cromatina e morfometria da cabeça de espermatozóides com a taxa de clivagem e formação de blastocisto utilizando sêmen de touros zebuínos com testes de rotina normais para fertilidade. Foram utilizados esfregaços de sêmen corados com Azul de Toluidina e análise de imagem por computador para avaliar a morfometria e a compactação de cromatina. Na análise morfométrica foram avaliados: área (A), perímetro (P), largura (L), comprimento (C), razão largura:comprimento (L/C), elipsidade (E), fator forma (FF), simetria lateral (SL), simetria ântero-posterior (SAP) e descritores Fourier com amplitude de 0 a 2 (F0, F1, F2). A cromatina foi avaliada quanto à intensidade de compactação e homogeneidade. Os resultados permitiram concluir que é discreta a influência de pequenas variações observadas na morfometria da cabeça e na compactação da cromatina espermática sobre a clivagem e número de blastocistos morfologicamente normais na PIV.

ASSUNTO(S)

bovino produção "in vitro" reprodução animal chromatin azul de toluidina espermatozóides bovino - reprodução toluidine blue spermatozoa cromatina medicina veterinaria bovine in vitro production

Documentos Relacionados