Corpo s em cena (no teatro de animação) : poética do movimento / Body s in the scene (in the animation theatre) : poetics of movement

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/07/2011

RESUMO

Esta dissertação consiste na descrição e análise do processo de criação da peça Olhos Vermelhos, um tributo à Antígona, realizado pela companhia Pia Fraus de teatro, em 2003, com minha participação como intérprete. Nossa intenção foi sistematizar esse significativo processo criativo de elaboração de espetáculo teatral heterogêneo de animação, bem como os princípios metodológicos atuantes e as técnicas de manipulação utilizadas, no desejo de ampliar e ordenar estudos num campo artístico contemporâneo em crescente atuação nas artes cênicas. Propomos como percurso deste estudo, a pré-formulação de uma pedagogia de aproximação do interprete para a linguagem híbrida do teatro de animação contemporâneo, praticada pela Pia Fraus como forma de expressão artística. Para finalizar nosso estudo, apontamos possíveis contribuições do exercício deste fazer artístico no processo de formação do intérprete

ASSUNTO(S)

teatro processo criativo metodologia educação - estudo e ensino theatre creation process metodologgy education

Documentos Relacionados