Corona development in flowers of the genius Passiflora (Passifloraceae) / Desenvolvimento da corona em flores do genero Passiflora (Passifloraceae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Algumas estruturas relacionadas à atração de agentes polinizadores foram incorporadas aos órgãos reprodutivos, resultando em inovações florais que aperfeiçoaram a reprodução durante a evolução das angiospermas. Passiflora é um exemplo de diversidade e complexidade floral. A característica mais marcante do gênero é a presença de uma corona de filamentos entre o perianto e o androginóforo, cuja principal função parece ser a atração de polinizadores. Neste estudo, a ontogenia da corona foi investigada em quatro espécies e um híbrido interespecífico artificial, representando os dois maiores subgêneros: P. edulis var flavicarpa Deg, P. coccinea Aubl., P. ‘Lady Margaret’ (híbrido P. edulis x P. coccinea) pertencentes ao subgênero Passiflora, P. tulae Urban e P. suberosa L. do subgênero Decaloba. A descrição morfo-anatômica comparativa do desenvolvimento da corona foi obtida com a utilização de microscopia de luz e eletrônica de varredura. Fragmentos correspondentes a homólogos dos genes MADS-box foram clonados de P. edulis e usados em análises filogenéticas. Estes fragmentos compartilharam similaridade com as sequências dos fatores de transcrição MADS-box em Arabidopsis: APETALA1, PISTILLATA e AGAMOUS. Estas sequências foram nomeados PeAPETALA1, PePISTILLATA e PeAGAMOUS, respectivamente. Os padrões de expressão destes genes foram investigados em diferentes tecidos vegetais por RT-PCR e em botões florais em diferentes estágios de desenvolvimento por hibridização in situ.

ASSUNTO(S)

corona (botany) flower development flores - desenvolvimento passiflora gene mads-box gene mads-box corona (botanica) passiflora

Documentos Relacionados