CONTRIBUIÇÕES DA PROBLEMATIZAÇÃO FILOSÓFICA PARA O ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AUTOR(ES)
Bergue, Sandro Trescastro
FONTE
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
RESUMO O ensaio aborda a filosofia como um fazer crítico-reflexivo e radical e sua contribuição para o estudo da administração pública. Explicita a natureza transdisciplinar dos problemas neste campo e o enraizamento das suas ciências conformadoras até a filosofia. Assinala o processo em curso de assentamento da administração pública como disciplina, movimento este que endereça também a singular importância da filosofia e sua função de produção de conceitos. Propõe a problematização de natureza filosófica como recurso para a depuração e ressignificação de conceitos permitindo compreensões e ações distintas da prática convencional. Sinaliza um recorte de temas e conceitos da administração pública a serem examinados e refletidos, enfatizando a necessidade de um olhar para a sociedade e a administração pública brasileira. Finaliza com a proposição de elementos para uma metodologia de problematização conceitual a ser implementada na forma de oficinas de pensamento filosófico.
Documentos Relacionados
- ALBERTO GUERREIRO RAMOS: CONTRIBUIÇÕES DA REDUÇÃO SOCIOLÓGICA PARA O CAMPO CIENTÍFICO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
- Credibilidade e administração da dívida pública: um estudo para o brasil
- A IMPORTÂNCIA DA IDÉIA DE ADMINISTRAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL PARA O ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO. DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SERVIÇO PÚBLICO.
- O estudo da Administração Pública e o despertar de Ruy Mauro Marini para o pensamento crítico
- Contribuições da metodologia da problematização para a formação do assistente social