Contribuições ao estudo do conceito de ficcionalidade e de suas configurações discursivas
AUTOR(ES)
Emilia Mendes Lopes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
O objetivo de nossa pesquisa é mostrar que a ficcionalidade pode ser um fenômeno da comunicação em geral, e não somente uma ocorrência restrita às artes, vistas de forma ampla. Em tal linha de pensamento, poderíamos encontrar a ficcionalidade em vários gêneros de discurso, sejam classificados com estatutos factuais ou ficcionais. Definimos ficcionalidade como sendo a simulação de uma situação possível. Como decorrência de tal demarcação, postulamos a existência de três tipos de ficcionalidade: constitutiva (é inerente aos fenômenos em que ocorre por exemplo, a língua, o sistema numérico etc.); colaborativa (ocorre em gêneros de discurso cujo estatuto é factual por exemplo, publicidades, discurso didático etc.); predominante (está presente em gêneros de discurso cujo estatuto é ficcional por exemplo, piadas, charges, contos, romances etc.). O tratamento teórico dado à noção de ficcionalidade foi feito a partir da Teoria Semiolingüística de P. Charaudeau. Nesta perspectiva, no atual estágio de nossa pesquisa, concluímos que a ficcionalidade é determinada e influenciada por conceitos e noções tais como: situação de comunicação, contrato situacional, restrições genéricas, efeitos de real e efeitos de ficção, estilo, identidades social e discursiva, dentre outros.
ASSUNTO(S)
análise do discurso teses semiótica teses ficção. teses
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-64KPRHDocumentos Relacionados
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