Construindo práticas educativas inovadoras no ensino fundamental com enfoque em educação ambiental: estudo exploratório em uma escola estadual do município de São Paulo (2005)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este trabalho pretende refletir sobre possíveis contribuições para a educação ambiental, através da utilização de práticas educativas na construção de uma consciência crítica atuante e responsável dos alunos. Teve como pressuposto que tais práticas pedagógicas na escola também são capazes de colaborar no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar e proporcionar condições para atividades coletivas de educação ambiental. No contexto do ensino fundamental, abordou o fortalecimento da interação de professores e alunos e destes consigo mesmos e com a Natureza, trabalhando a criatividade e a afetividade dos educandos como agentes de transformação do meio ambiente onde vivem. O estudo teve como objetivo geral aplicar e avaliar práticas educativas que possam auxiliar o professor a incentivar o aluno a ter respeito pela Natureza, por meio de um processo participativo e interativo de construção da cidadania. Para tanto, houve dois momentos distintos: primeiramente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica das práticas educativas e, também, da educação ambiental. Contextualizou-se nos quatro pilares da educação (Delors, 2003): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Num segundo momento, foram proporcionadas atividades artísticas e sociais aos alunos de 4 série de uma Escola Estadual na cidade de São Paulo. Oficinas de ikebana e origami, reciclagem artesanal de papel, histórias em quadrinhos e um passeio pelo parque foram as atividades que se destacaram dentre as práticas aplicadas. Esta investigação lançou mão da pesquisa participante, de questionários dirigidos à diretora, professoras e alunos e de registros como: gravações, filmagens, fotos, diários de campo e de depoimentos dos alunos e seus pais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, mais especificamente um estudo de caso do tipo exploratório, que contou com a participação da professora da sala e a de artes. Para análise dos dados foi aplicada a técnica de tratamento e tabulação por categorias, conforme recomenda Bardin (2004). Com relação às oficinas de ikebana e origami e à reciclagem artesanal de papel, verificou-se a necessidade de um melhor aprimoramento dos professores envolvidos no processo. Pôde-se considerar que as práticas educativas aplicadas são capazes de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem e contribuir para as interações entre alunos, professoras e demais participantes. As experiências vivenciadas contribuíram para sensibilizar e motivar os alunos para a aquisição de conhecimentos e valores voltados ao respeito à natureza e às questões ambientais de seu cotidiano.

ASSUNTO(S)

interdisciplinaridade ensino fundamental afetividade interdisciplinarity educação ambiental primary school teaching environment environmental education práticas educativas creativity criatividade natureza affection meio ambiente nature educacao educational activities

Documentos Relacionados