Construção e implementação do projeto político pedagógico do curso de fisioterapia do centro universitário de Várzea Grande (2001-2005) / Construction and implementation of Politico-Pedagogical Project from the Physiotherapy Course from Centro Universitário de Várzea Grande: (2001-2005).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta pesquisa vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior (GEPPES) da Universidade Católica Dom Bosco, tem como objetivo geral analisar o processo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Várzea Grande: (2001-2005). Como procedimento metodológico realizou-se: a) análise bibliográfica: livros, dissertações e teses que tratam sobre PPP; b) análise da legislação que rege o ensino de Fisioterapia; c) análise de fontes documentais (regimento, portarias, PPP, atas, entre outros) referente à construção e implementação do curso; d) entrevistas semi-estruturadas realizadas com: coordenadores, docentes e acadêmicos do último semestre do curso de fisioterapia do UNIVAG (dois líderes de turma e outros dois discentes escolhidos aleatoriamente); e) categorização dos documentos e entrevistas. Como resultado infere-se que o processo de construção do PPP do curso de fisioterapia do UNIVAG, possui características democráticas, mas a participação docente e discente não foi efetiva. Durante a implantação e implementação do PPP ele foi sendo reelaborado. Percebe-se, nesse momento, maior participação docente, frente às mudanças ocorridas no PPP. Os discentes, nesse processo, tiveram uma exígua participação, pois apesar de identificarem as mudanças ocorridas não sabem por que foram implementadas. A participação democrática da comunidade acadêmica tanto no processo de construção como na implementação de um PPP é essencial para que o processo seja caracterizado como emancipatório. O PPP do curso de fisioterapia do UNIVAG, apesar de apresentar algumas características regulatórias, proporcionou participação coletiva tanto na construção como na implementação, fato este merecido de destaque, pois essa é uma prática pouco utilizada nas Instituições de Educação Superior.

ASSUNTO(S)

política de educação superior projeto político pedagógico política de educação superior educacao curso de fisioterapia. projeto político pedagógico curso de fisioterapia.

Documentos Relacionados