Conservation and environmental occupation of anurans (Amphibia) in six fragments of Jequitinhonha and Mucuri river valleys, MG and BA / ConservaÃÃo e aspectos de ocupaÃÃo ambiental dos anuros (Amphibia) registrados em seis fragmentos dos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri, MG e BA.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido como parte do Projeto de ConservaÃÃo e UtilizaÃÃo SustentÃvel da Diversidade BiolÃgica Brasileira (PROBIO/MMA), subprojeto âInventÃrio BiolÃgico nos Vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri, MG e BAâ, tendo sido realizados levantamentos dentro de quatro Ãreas temÃticas: flora, mastofauna, ornitofauna e anurofauna. O objetivo geral foi apresentar a lista das espÃcies de anfÃbios anuros registradas em seis fragmentos de Mata AtlÃntica, nos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais e Bahia, bem como analisar aspectos da ocupaÃÃo ambiental dos grupos de anuros assinalados. Os dados coletados foram utilizados para auxiliar na definiÃÃo de prioridades para a conservaÃÃo, dentre os fragmentos estudados. Foi utilizada a metodologia de levantamentos biolÃgicos rÃpidos, com adaptaÃÃes. As expediÃÃes de campo foram realizadas entre fevereiro de 2003 e janeiro de 2005, totalizando cerca de 280 horas de observaÃÃes. Os fragmentos e as Ãreas amostrados foram comparados, em termos de composiÃÃo de gÃneros e espÃcies, por meio de anÃlises multivariadas (nMDS e ANOSIM), a fim de se estabelecer as relaÃÃes e diferenÃas entre eles. A verificaÃÃo da influÃncia do tipo de ambiente na riqueza de anuros foi feita por meio de ANOVA. Foram registradas 81 espÃcies de anfÃbios anuros, distribuÃdas em 13 famÃlias: Amphignathodonthidae (1), Brachycephalidae (3), Bufonidae (5), Centrolenidae (1), Craugastoridae (1), Cycloramphidae (3), Eleutherodactylidae (1), Hylidae (46), Hylodidae (1), Leiuperidae (9), Leptodactylidae (8), Microhylidae (1) e Pipidae (1). A grande maioria à tÃpica do bioma Mata AtlÃntica. O nÃmero de espÃcies em cada fragmento variou de 27 a 39. O nÃmero total observado nos fragmentos da bacia do rio Jequitinhonha foi de 75 espÃcies. A bacia do rio Mucuri teve 55 espÃcies assinaladas nos dois fragmentos amostrados. Foram encontradas 8 espÃcies novas, 12 endÃmicas da regiÃo do nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia e 15 tiveram seus limites de distribuiÃÃo geogrÃfica ampliados. Diante das anÃlises de aspectos da ocupaÃÃo ambiental, modos reprodutivos e zoogeografia, foi possÃvel avaliar o estado de conservaÃÃo dos fragmentos e identificar aqueles prioritÃrios para o estabelecimento de aÃÃes emergenciais para a proteÃÃo da diversidade de anfÃbios anuros na regiÃo dos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri.

ASSUNTO(S)

zoologia rio jequitinhonha environmental occupation zoogeography ocupaÃÃo ambiental amphibia jequitinhonha basin mucuri basin anfÃbios zoogeografia rio mucuri

Documentos Relacionados