Conflict study versus work: a case study on education corporate online / Conflito estudo versus trabalho: um estudo de caso sobre educação corporativa online

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A pesquisa foi estruturada de forma a responder a questão Quais os resultados afetivos obtidos das tensões, conflitos e contradições vivenciadas por estudantes-executivos quando incorporam atividades educacionais corporativas online em suas rotinas?. Com o objetivo de buscar a solução a questão estabelecida foi estudada em profundidade uma turma de Programa de Especialização em Controladoria e Finanças, com atividades predominantemente online. O arcabouço de análise utilizou-se da Teoria da Atividade com o fito de compreender, descrever e analisar os resultados afetivos decorrentes da inserção daquela atividade educacional, identificando as percepções sobre seus impactos nas demais atividades de diferentes esferas das vidas dos sujeitos de aprendizagem. O trabalho justificase por ser a área de educação corporativa online um fenômeno ainda recente e que requer muita investigação pelo seu caráter incipiente e por seu impacto social. A pesquisa teve uma abordagem marcadamente qualitativa, mergulhando em profundidade nos diferentes aspectos envolvidos na análise do fenômeno. Apoiou-se na estruturação de um estudo de caso, fundamentado em uma pesquisa-participante e utilizando-se de diferentes instrumentos de coleta de dados que, em conjunto, permitiram o cruzamento de evidências. As conclusões apontam para a dificuldade dos sujeitos de pesquisa em verbalizar os resultados afetivos decorrentes das atividades. No entanto, com o cruzamento das diferentes fontes de evidência e como fruto da reflexão que considera o contexto em que se realiza a atividade, emergiram do quadro de análise resultados afetivos que relatam, entre outros e de forma não exaustiva, o aumento no nível de segurança no desempenho profissional, a constituição de uma disciplina para estudo (auto-disciplina), a descoberta de um prazer para/com a área de concentração do curso, que redundam em sentimentos de valorização, realização e confiança. Por outro lado, sentimentos como medo, culpa e isolamento, não explicitamente relatados, emergiram da reflexão e do cruzamento dos relatos, decorrentes dos sacrifícios próprios (lazer, cuidados pessoais, hobbies), da família (tempo com filhos, cobrança do cônjuge, auto-cobrança) e com os outros (amigos e comunidade). Finalmente, pode-se concluir que o sentimento que prepondera no grupo em relação a atividade educacional é de que os ganhos superaram as perdas e que os resultados cognitivos e afetivos alcançados passam a fortalecer cada indivíduo permitindo uma maior realização pessoal e um maior grau de desenvolvimento profissional.

ASSUNTO(S)

corporate education teoria da atividade educação a distância online specialization program activity theory educação corporativa outreach programs distance education curso de extensão universitária curso de especialização (online)

Documentos Relacionados