Comunicação e leitura crítica: estudo sobre o Programa Mídias na Educação (PME) / Communication and critical reading: study of the program "media in education" (PME)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/08/2011

RESUMO

A reestruturação do capitalismo avançado, que a partir da década de 1990 imprimiu em vários documentos institucionais, nacionais e internacionais, a marca da Terceira Via, bem como o advento da Sociedade da Informação, vem instaurando no mundo traços de uma nova sociabilidade. Isso consiste em definir valores que concebam as condições de cidadania do mundo atual. No contexto do século XXI, o antagonismo social e a sua configurada batalha de ideias alcançam rearranjos que pressupõe a novidade da globalização, da sociedade em rede e do advento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Presume-se a difusão de um novo consenso por parte do Estado educador: o da cidadania planetária, ativa e comunicativa. Tal proposta, no Brasil, foi incorporada por múltiplas iniciativas das sociedades civil e política, sendo uma dessas o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (PME). Trata-se de uma ação de política pública concebida pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005, com o propósito de formar professores, em serviço e a distância, para o uso de produtos de mídia, bem como de novas TICs, ao longo dos processos de ensinoaprendizagem. Uma das previsões do PME é que, juntamente com a utilização das técnicas e da mídia, o cursista deva ser estimulado a comunicar-se e, consequentemente, a avaliar sua prática. Para tanto, é realizada a proposta de não somente formar para o uso das mídias, mas para sua fruição e autoria. Diante das premissas apresentadas, este estudo versa sobre as concepções de comunicação e leitura crítica presentes no PME. Com base em uma abordagem qualitativa, este trabalho buscou responder aos seguintes questionamentos: Qual é o conceito de Comunicação presente no Programa Mídias na Educação? O que o PME entende como leitura crítica? Que estratégias de hegemonia podem ser localizadas no curso? Foram seguidos procedimentos de análise documental e análise temática de dados. Os documentos investigados consistiram em fontes primárias e secundárias, tais como o projeto básico e o material didático do curso.

ASSUNTO(S)

cidadania comunicação leitura crítica nova sociabilidade pme comunicacao citizenship communication critical reading new sociability pme

Documentos Relacionados