Compostos bioativos presentes em produtos infantis e sua ação anti radi al livre, / Bioactive compounds in baby foods products and its antioxidant activity.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Cada vez mais se associa o consumo de frutas e vegetais à prevenção do câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose e diabetes por serem excelentes fontes de compostos fitoquímicos com ação antioxidante que evitam o estresse oxidativo e seus efeitos. Os carotenóides, compostos fenólicos (inclui flavonóides e antocianinas) e ácido ascórbico são os compostos antioxidantes mais abundantes em frutas e vegetais. Entretanto, na primeira infância o consumo de frutas e vegetais in natura tem sido substituído por alimentos industrializados na forma de alimentos infantis ("baby-food"). Como o teor destes compostos antioxidantes presentes em produtos infantis a base de frutas e vegetais comercializados no Brasil ainda não foram determinados, o escopo deste trabalho foi analisar os teores de carotenóides, fenóis, flavonóides e ácido ascórbico e com o uso dos métodos ABTS e DPPH foi medido a atividade anti radical livre destes produtos. Além disso, foi avaliado o efeito do aquecimento em microondas sobre os teores dos compostos antioxidantes. Foram analisadas papinhas de ameixa, goiaba, maçã, pêra, banana e sopinhas de cenoura e mandioquinha adquiridas no comercio da cidade de Campinas, estado de São Paulo. A maior concentração de carotenóides totais foi observada na papinha de cenoura (6,4 mg/100g). A papinha de ameixa foi a que mostrou o maior teor de fenóis totais (49,3 mg/100g) e de flavonóides totais (38,5 mg/100g) sendo que também apresentou a melhor desativação do radical ABTS. Devido à sua adição nos produtos de frutas, foram encontrados altos valores de ácido ascórbico de 262 mg/100g para goiaba, 350 mg/100g para pêra, 475 mg/100g para banana, 150 mg/100 para ameixa e 122 mg/100g para maçã. Não foi detectado flavonóides totais nas sopinhas de legumes e nem antocianinas totais nas papinhas de goiaba e ameixa. Não houve perda significativa de carotenóides totais, fenóis totais e ácido ascórbico após aquecimento em microndas das sopinhas de legumes. Houve melhor correlação entre o teor de fenóis totais (r=0,93) e a atividade anti radical livre ABTS do que com o teor de flavonóides totais (r=0,86). Houve ainda correlação negativa em relação aos teores de carotenóides totais (r= -0,0854) e ácido ascórbico (r= -0,7049) e a atividade anti radical livre (ABTS). Foi observada baixa correlação (r=0,78) entre os métodos anti radical livre ABTS e DPPH.

ASSUNTO(S)

alimentos para bebes bioactive compounds carotenoides carotenoids microwave heating antioxidant activity compostos bioativos baby foods atividade antioxidante aquecimento por microondas

Documentos Relacionados